Crescimento profissional dos colaboradores marca a trajetória de 25 anos da NTN no Brasil
Como o envolvimento, a evolução e o engajamento profissional ajudaram a construir a história da empresa.
Toda a história de 25 anos da NTN Rolamentos do Brasil está alicerçada na implantação de tecnologia e inovação vindas do Japão e da França, aliadas à dedicação e ao empenho de toda a equipe de colaboradores, que vêm evoluindo para acompanhar as mudanças de um mercado dinâmico ao longo deste período. Fazendo parte do Grupo NTN, que tem mais de um século de existência e é referência em rolamentos no mundo, a NTN Rolamentos do Brasil atua com as marcas NTN e SNR.
Todo esse know-how transferido para a unidade no Brasil contou com um fator crucial: a força e o comprometimento dos colaboradores, muitos dos quais participam da jornada desde o início das operações em 2000. Marcos Cruz, Supervisor de Produção, é um deles, começou como ajustador e foi galgando funções em sua carreira que considera de muito aprendizado, empenho e resiliência, enfrentando diversas dificuldades e desafios.
Com sentimento de pertencimento e reconhecimento das oportunidades que teve em sua profissão, Cruz revela que uma das principais lembranças foi poder conhecer um pouco da França e do Japão durante suas visitas a trabalho.
Orgulhoso de suas conquistas, Cruz afirma que tem muita satisfação de ter permanecido na empresa alcançando o nível atual, carregando os valores aprendidos desde a infância.
Carlos Burkot, Supervisor de Métodos e Processos, também construiu a sua trajetória na NTN desde quando a empresa chegou no Brasil e pôde ter a experiência de viver seis anos e cinco meses na matriz da NTN da França, no centro de desenvolvimento técnico europeu, para se aprimorar em processos e nacionalização de componentes, algo transformador e marcante em sua vida.
Aprendendo diariamente, Burkot afirma que, mais do que tempo de casa, sua história na NTN simboliza amadurecimento, dedicação e orgulho por fazer parte da evolução da empresa, acompanhando suas diversas fases e contribuindo para o seu crescimento. “Tenho muita satisfação da minha evolução de operador a supervisor, das experiências internacionais, participação em projetos estratégicos e a manutenção da humildade e espírito de aprendizado que acabam inspirando outros profissionais”, acrescenta.
Para Burkot, fazer parte da equipe da NTN garante a possibilidade constante de aprendizado e contribuição, participando de projetos inovadores e recebendo a confiança da empresa.
Marcelo Cosme, que começou a trabalhar na NTN aos 19 anos em 2000, como operador de retífica nas linhas de produção, buscava crescimento profissional e resolveu se aperfeiçoar fazendo curso técnico em Mecatrônica, que o levou ao cargo de Ajustador. Posteriormente, com a graduação em Tecnologia em Mecatrônica, assumiu a função de Analista de Produtos e, mais tarde, a posição atual de Chefe de Projetos. “Ao longo dos 25 anos, fui me desenvolvendo profissionalmente, aprendendo um novo idioma, proporcionando experiências internacionais, além de muito aprendizado, conquistas e amizades duradouras. A NTN foi e continua sendo uma grande escola e motivo de orgulho para mim”, destaca.
Entre as fases marcantes, Cosme destaca a transição para a área de projetos, que representou o reconhecimento de sua dedicação e o motivou a contribuir de forma estratégica e inovadora.
Alcançando cargos de responsabilidade e contribuindo para o crescimento da NTN no Brasil, Cosme se orgulha de ter construído uma carreira sólida, baseada em esforço e aprendizado e considera que o ambiente de colaboração e respeito, aliado ao compromisso da equipe e ao espaço para crescer e aprender, são fatores que o incentivam, além do apoio da família.
Jussara Costa é outra veterana de casa na NTN que hoje ocupa o cargo de Técnica da Qualidade e que olha para trás com orgulho de sua carreira na empresa. Faz questão de lembrar da importância da convivência com o diretor geral Sr. Gérard Lecomte, que, para ela, é exemplo de simplicidade e dedicação. “Ele descia diariamente à fábrica e cumprimentava cada colaborador pelo nome”, afirma. Jussara também aponta que o bom relacionamento com colegas e terceiros, e o gosto pelo trabalho que realiza são fontes de motivação.
As relações estabelecidas na empresa também são importantes para Alan Lopes, Gerente de Qualidade e Engenharia desde 2016, que atuou em diferentes áreas da NTN nos 25 anos de trabalho. Para Lopes, o mercado oferece grandes oportunidades de crescimento, mas também exige alta performance e modernização. “Há espaço para inovar, aprender e se superar”, diz. Ele tem lembrança muito forte das primeiras interações com os colegas franceses no início das operações. “Foi um momento único na carreira, com contato internacional, desafios de idioma e superação de barreiras que pareciam intransponíveis”, conclui Lopes que sente prazer em fazer parte da organização, a qual também é muito importante em sua vida.
Com fábrica em Fazenda Rio Grande e centro de distribuição em Campina Grande do Sul, cidades localizadas no Paraná, a NTN oferece portfólio para o mercado de reposição nos principais distribuidores do país, com linhas de rolamentos de roda, sensores ABS, kits de rolamentos de roda, rolamentos de cubo de roda, rolamentos linha 6000, rolamentos de caixa de câmbio e suspensão.
Sobre a NTN Rolamentos Brasil – Com 25 anos de atuação no Brasil, foi a primeira fabricante a produzir rolamentos com cubo de roda integrado na América Latina na planta localizada no Paraná que possui os processos mais avançados de automação, com tecnologia japonesa e francesa com a incorporação da marca SNR ao Grupo NTN, fundado em 1918 no Japão. Além de atender as principais montadoras com as marcas NTN e SNR, oferece ao mercado de reposição brasileiro produtos com a mesma tecnologia do original e possui centro de distribuição dedicado à esta operação. O portfólio conta com soluções em rolamentos, reunindo mais de 3 mil itens entre rolamentos de roda, sensores ABS, kits de rolamentos de roda, rolamentos de cubo de roda, rolamentos linha 6000 e rolamentos de caixa de câmbio e suspensão das marcas NTN e SNR no setor automotivo, enquanto para os setores industrial e agrícola possui diversas aplicações, além da NTN e SNR, há também as marcas BOWER e BCA.
Grupo NTN – Com mais de um século de história, o Grupo NTN é líder mundial na fabricação de rolamentos. Com presença global, reúne as marcas NTN, SNR, BOWER e BCA. Com sede no Japão, possui mais de 70 plantas em vários países, mais de 100 escritórios comerciais em vários continentes e mais de 23 mil colaboradores. Os Centros de Pesquisa e Desenvolvimento no Japão, na França, na China e nos Estados Unidos garantem evolução constante no desenvolvimento de novas tecnologias. As suas marcas são reconhecidas mundialmente por oferecer a mais alta qualidade nos exigentes mercados automotivo, industrial, agrícola e construção.
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
Solange Suzigan
(11) 4102-2000/ 99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br