Funcionamento das pinças de freio e consequências das más condições  

 

Desgaste irregular das pastilhas de freio, ruídos e trepidações durante as frenagens, veículo puxando para um dos lados ao frear e danos no alojamento do cavalete da pinça são alguns dos problemas que podem ocorrer

 

Mais de 90% dos veículos usam pinças de freio nas rodas dianteiras e cerca de 20% utilizam pinças de freio nas quatro rodas, componentes que devem estar em boas condições para não ocasionar problemas na frenagem. Há dois tipos de pinças de freio – fixa e flutuante. Nas pinças do tipo flutuante, que equipam a maioria dos veículos leves, na hora de fazer a manutenção, o kit dos pinos guia da pinça de freio devem ser avaliados. “Ele tem a importante função de garantir o movimento livre da pinça de freio durante as frenagens e o perfeito assentamento das pastilhas no disco”, afirma Vagner Marchiniak, Consultor de Marketing de Produto da Controil.

Indicativos que apontam problemas nas pinças

Marchiniak alerta para as consequências de não fazer a troca periódica do reparo, entre elas, superaquecimento do sistema, desgaste não uniforme das pastilhas de freio, ruídos e trepidações durante as frenagens e veículo puxando para um dos lados ao frear, além de danificar o alojamento do cavalete da pinça.

 

Importância da revisão

Segundo Marchiniak, o kit dos pinos guia da pinça de freio devem ser revisados a cada troca de pastilhas ou durante as revisões periódicas. “As altas temperaturas e resíduos podem provocar desgaste, dificultando o funcionamento adequado da pinça de freio”, comenta.

 

Sinais que indicam desgaste 

Os sinais de desgaste dos pinos podem ser facilmente observados quando há   ruído nas pinças de freio ao trafegar por vias irregulares, e, neste caso, devem ser trocados.

 

Características e materiais

Fabricado com matéria-prima e processo de alta tecnologia, o kit de reparação Controil, conta com tratamento superficial dos pinos, proporcionando uma camada de proteção contra oxidação, além de garantir perfeita montagem e desempenho. Acompanha graxa especial para lubrificação adequada, sem contaminar os componentes de vedação.

 

 

Sobre a Controil – Fabricante de componentes para freios hidráulicos e polímeros com atuação em OE e no mercado de reposição, a Controil, uma marca Frasle Mobility, tem 67 anos de atuação. Possui planta fabril em São Leopoldo-RS, com padrão de qualidade de excelência e tecnologia de ponta em processos de manufatura, com certificações ISO 9001/2000 e IATF 16949.

 

Líder no mercado nas linhas de cilindro mestre e servo freio, a Controil produz também cilindro de roda, cilindro de embreagem, kits de reparo, além de mangueiras injetadas e materiais de borracha para vedação, reunindo o portfólio mais completo em seu segmento de freios hidráulicos.

 

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/ 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria

 

 

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes