Sindirepa SP e Sebrae promovem evento sobre práticas de ESG para oficinas mecânicas

 

Participantes tiveram a oportunidade de aprender como organizar práticas sustentáveis e melhorar resultados.

 

Pauta comum em cursos e estratégias de gestão, o termo ESG (sigla para Ambiental, Social e Governança, em português) é popular entre empresários e consumidores que estão cada vez mais alinhados a empresas que adotam práticas ambiental e socialmente comprometidas com o bem-estar e qualidade da comunidade.

A fim  de divulgar essas ideias e auxiliar empresários que atuam na reparação automotiva a implementar práticas sustentáveis, o Sindirepa-SP em parceria com o Sebrae promoveu a capacitação gratuita “Jornada Acelere para Crescer: Lidere com práticas ESG e potencialize seus resultados”.

Os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestra da assessora ambiental do Sindirepa-SP, Judi Cantarin, que mostrou que adotar práticas ESG vai além da responsabilidade socioambiental, pois aprimora a eficiência operacional, previne multas e acidentes, elimina passivos trabalhistas, promove saúde e segurança. Transforma descartes em receita, atrai talentos, clientes e parceiros estratégicos.

Com uma experiência de mais de duas décadas em assessoria de gestão sustentável, Cantarin reforçou que implementar práticas ESG abrem novas oportunidades de negócios para as oficinas mecânicas, já que os consumidores preferem empresas comprometidas com questões ambientais, além do aumento de normas ambientais regulatórios no setor automotivo.

Durante a sua apresentação, a assessora explicou como organizar um fluxo eficiente de resíduos e quais são os ricos do descarte inadequado. “O recomendado é a parceria com empresas especializadas em coleta, transporte e destinação de resíduos”.

A implantação de tecnologias para a redução de emissões, como equipamentos moderno menos poluentes, a redução do consumo de energia e o uso responsável de recursos naturais também devem estar na agenda ESG das oficinas.

Para finalizar a apresentação, Cantarin explicou que toda a equipe precisa ser treinada e engajada na gestão sustentável dento da oficina, além de defender a importância estratégica das práticas ESG para os negócios automotivos. “O setor automotivo brasileiro está vivenciando uma importante transformação em direção à sustentabilidade, com empresas especializadas em transformar negócios através de estratégias ambientais, sociais e econômicas. A gestão eficiente de resíduos emerge como protagonista nessa mudança”.

Segundo ela, a gestão de resíduos garante à oficina uma série de benefícios comprovados como transformação de descarte em receitas,  atração de parceiros e clientes estratégicos, fortalecimento da reputação empresarial e abertura de novos mercados.

Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan 
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000

www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria

 

 

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)