Falta de manutenção do sistema de freio pode gerar acionamento involuntário do pedal 

 Contato constante da pastilha com o disco causa desgaste precoce, ruído e superaquecimento do freio

O sistema de freio é fundamental para garantir a segurança do veículo, sendo composto por diversos componentes, como pedal, discos, tambores, servo freio, cilindro mestre, fluido e pastilhas.

No sistema de freio a disco, a frenagem ocorre pela ação conjunta entre o disco e as pastilhas. Desgastes ou falhas em qualquer uma dessas peças devem ser reparados rapidamente para não comprometer o funcionamento de todo o conjunto.

A pastilha, por exemplo, não pode permanecer em contato com o disco quando o pedal não está acionado. Isso pode indicar que há algum problema, pois essa interação só deve ocorrer quando o motorista pressiona o pedal.

Como a pastilha desgastada pode danificar o disco de freio

A Fras-le, empresa líder mundial em materiais de fricção, alerta para os diversos problemas gerados pelo atrito constante entre a pastilha e o disco. “O superaquecimento, que faz com que as peças se empenam, é um deles. A trepidação do volante e do pedal do freio ao ser acionado é um sinal de que o disco está empenado”, explica Ronilso Toledo, técnico da marca.

A elevação da temperatura também pode resultar em desgaste precoce das peças já que, se a pastilha de freio permanece raspando no disco constantemente, a troca destas duas peças ocorrerá em menor intervalo de tempo, tornando o custo de manutenção mais dispendioso.

O aumento no consumo de combustível é outro indício de problemas na pastilha. “Quando a pastilha de freio fica em contato constante com o disco acaba criando uma dificuldade ao movimento das rodas, resultando num maior esforço para a movimentação do carro e, consequentemente, eleva o consumo de combustível. O ruído persistente ao trafegar com o veículo também pode ocorrer por causa do contato constante das peças”, explica. 

Revisão preventiva garante boas condições de uso 

A recomendação é fazer a checagem completa do sistema de frenagem para verificação se há componentes danificados e desgastados e, em caso necessárias trocas, optar por peças de qualidade.

A Fras-le conta com amplo portfólio de pastilhas de freio para automóveis e veículos pesados, garantindo alto desempenho de frenagem, mínimos índices de ruídos, vibrações e durabilidade23

 

Sobre a Fras-le – A Fras-le, líder mundial em materiais para fricção, é uma marca Frasle Mobility, com portfólio completo de pastilhas de freio, lonas e sapatas para automóveis, motos, veículos pesados, entre outras aplicações, como ferroviário e industrial, atende montadoras e mercado de reposição.

Com fábricas para produção no Brasil, Estados Unidos, China, Índia e  Argentina, conta com rede global de atendimento comercial, com produtos alcançando mais de 125 países nos cinco continentes. São mais de 12 mil referências nas linhas de produtos Fras-le. A marca é a fornecedora oficial desde 2021, de pastilhas para caminhões da Copa Truck.

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)