Controil orienta como é feita a avaliação das condições do servo freio e quais sinais indicam problemas na peça

Perda de eficácia na hora de frear, pedal duro ou ruídos ao acionar o sistema podem indicar problemas no servo freio, causados, muitas vezes, pela falta de estanqueidade entre as câmaras.

 

Responsável por amplificar a força aplicada no pedal por meio da diferença de pressão entre o vácuo (pressão negativa) e a pressão atmosférica, o servo freio permite a parada do veículo com menos esforço, ou seja, torna a frenagem mais leve, especialmente em situações de emergência ou em descidas íngremes. O componente é de fundamental importância para o desempenho do sistema de freio. Por isso, a Controil, fabricante especializada em componentes para freios hidráulicos, destaca alguns cuidados durante a manutenção dessa peça e de outros itens que compõem o sistema de freio e afetam seu funcionamento.

Sinais que podem indicar problemas no servo freio – Inicialmente, é preciso identificar os indícios de defeitos, como perda de eficácia na frenagem, pedal duro ou ruídos ao acionar o sistema. Nesse momento, é necessário ter atenção a outros componentes que podem apresentar os mesmos sintomas durante a condução. “Vazamentos e a vedação devem ser verificados, como na câmara de vácuo, bem como o estado da mangueira que liga o servo freio ao coletor de admissão ou à bomba de vácuo”, explica Vagner Marchiniak, consultor de marketing de produto da Controil.

Como realizar a inspeção do servo freio – Segundo Marchiniak, o servo freio é uma peça selada e, em caso de defeito, não deve ser reparado, mas sim substituído. “Um dos problemas apresentados pelo componente é a falta de estanqueidade entre as câmaras, que resulta em pedal duro. É preciso avaliar se há falha nas válvulas ou ruptura do diafragma”, comenta.

A fabricante explica também que motores com comando de válvulas com duração aumentada ou bomba de vácuo comprometida prejudicam o funcionamento do servo freio e que a válvula de retenção deve ser checada em todas as inspeções preventivas.

Detalhe na substituição da peça – Caso seja preciso trocar o componente, é fundamental observar se a haste do servo freio se encaixou perfeitamente no pistão primário do cilindro-mestre antes de parafusá-lo. Caso contrário, podem ocorrer danos aos componentes internos. 

Sobre a Controil – Fabricante de componentes para freios hidráulicos e polímeros com atuação em OE e no mercado de reposição, a Controil, uma marca Frasle Mobility, tem 67 anos de atuação. Possui planta fabril em São Leopoldo-RS, com padrão de qualidade de excelência e tecnologia de ponta em processos de manufatura, com certificações ISO 9001/2000 e IATF 16949.

Líder no mercado nas linhas de cilindro mestre e servo freio, a Controil produz também cilindro de roda, cilindro de embreagem, reparos para pinça de freio, além de mangueiras injetadas e materiais de borracha para vedação, reunindo o portfólio mais completo em seu segmento de freios hidráulicos.

 

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Majô Gonçalves – MTB 24.475

versocomunicacao@uol.com.br

Solange Suzigan

versocomunicacao1@uol.com.br

(11) 4102-2000 / 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br

https://www.facebook.com/verso.assessoria

 

 

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)