Rolamentos rígidos de esfera da linha industrial NTN dispensam relubrificação
Linha 6000 com proteções dos dois lados já vem com a graxa na quantidade ideal para aplicações padrão, a remoção das vedações ou blindagens pode danificar as partes internas do rolamento, fora que graxa em excesso é ruim
A NTN Rolamentos do Brasil, empresa pertencente ao Grupo NTN que possui mais de 100 anos de história, reconhecida pela qualidade e resistência de seus produtos, ressalta que a sua série de rolamentos rígidos de esferas, também conhecida como linha 6000, quando duplamente vedada ou blindada, não necessita de adição de graxa.
São de esferas com blindagens dos dois lados (sufixo ZZ) ou vedações em ambos os lados (sufixos LLU ou EE) que já vêm com a graxa na quantidade ideal para aplicações comuns. Projetos que preveem uso desses rolamentos não requerem relubrificação, e a sua aplicação deve ser dimensionada para atingir a velocidade e vida útil desejadas.
Por isso, a fabricante alerta para não retirar as proteções da peça para inserir mais graxa, pois esse processo, além de desnecessário, danifica os componentes internos, como pistas e elementos rolantes e, também, deforma a proteção do rolamento, aumentando o risco de algum contaminantes ou sujeira entrar da peça. Fora o risco de sobreaquecimento.
Para aplicações específicas, existem produtos que já vem de fábrica com mais ou menos lubrificante, como por exemplo, rolamento 6208LLU/5KQT que possuem preenchimento de graxa acima de 50% do interno espaço livre, enquanto o 6208HVZZ é para alta rotação, além da precisão melhorada, o tipo de graxa e sua quantidade são específicas. Já o EX207AGR, se refere ao rolamento inserto com até 90% de preenchimento de graxa e vedações específicas para atender aplicações na agricultura.
O portfólio contempla diversos rolamentos de esferas para atender a diversas aplicações do setor industrial.
Grupo NTN – Com mais de um século de história, o Grupo NTN é um dos líderes na fabricação de rolamentos. Com presença global, reúne as marcas NTN, SNR, BOWER e BCA, possui mais de 70 plantas em vários países, mais de 100 escritórios comerciais em vários continentes e mais de 23 mil colaboradores. As marcas são reconhecidas mundialmente por oferecer a mais alta qualidade nos exigentes mercados industrial, agrícolas e construção.
Com Centros de Pesquisa e Desenvolvimento no Japão, onde fica a sua sede, na França, na China e nos Estados Unidos, o Grupo NTN investe em inovações e novas tecnologias.
As operações no Brasil desde 2000 contam fábrica e centro de distribuição no Paraná. Possui portfólio com soluções em rolamentos com mais de 3 mil aplicações das marcas NTN e SNR no setor automotivo, enquanto para o mercado de industrial, além da NTN, SNR há também as marcas BOWER e BCA.
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/ 99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria