Como conservar as juntas homocinéticas

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Utilizar graxa específica à base de bissulfeto de molibdênio e manter as coifas protetoras em bom estado podem auxiliar na garantia da durabilidade das juntas homocinéticas.

 

As juntas homocinéticas têm como função transmitir torque, ou seja, força do motor, às rodas de forma constante, sem variações e nem vibrações. Entre seus principais componentes estão: coifa protetora, braçadeiras e graxa. A coifa protetora serve para reter a graxa dentro da junta sem vazar e também impedir a entrada de resíduos. “É um item importante já que problemas como trincas, rasgos ou furos podem permitir não só que a graxa vaze ou que impurezas entrem, danificando as juntas homocinéticas”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata. Já as braçadeiras fixam e selam as mangas protetoras. Silva lembra que alicates de corte, martelos ou outras ferramentas inadequadas para fazer o aperto devem ser descartados, pois podem cortar a borracha da coifa.

A graxa é outro componente da junta homocinética que merece atenção já que o uso do lubrificante inadequado pode comprometer a peça. Deve ser à base de bissulfeto de molibdênio. “Contaminação ou vazamento da graxa também pode provocar falhas ou desgaste prematuro da junta homocinética”, enfatiza.

 

Silva recomenda alguns cuidados para garantir a durabilidade das juntas homocinéticas, entre eles, usar somente graxa especificada, não tentar desmontar e montar de novo uma junta contaminada por sujeira ou umidade, os componentes internos devem estar completamente protegidos de resíduos e umidade por meio da coifa protetora. Sempre que for executado algum serviço, deve-se verificar se há rasgos ou rachaduras nas coifas e observar as condições de fixação e selagem das braçadeiras. Ao identificar qualquer anormalidade nas coifas, é necessário analisar o estado da graxa. Se estiver com consistência espumosa e coloração leitosa provavelmente ocorreu contaminação por água e deve-se substituir a graxa e trocar coifas e braçadeiras. Resíduos também precisam ser observados. Caso as homocinéticas tenham sido comprometidas, o correto é substituí-las.

Sobre a Nakata Automotiva:

 

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