Como identificar problemas nas juntas homocinéticas
Ruído ou vibração durante as acelerações em velocidades constantes ou com uso do freio-motor podem ser indícios de comprometimento das juntas homocinéticas.
Peças que servem para transmitir torque, ou seja, força do motor às rodas de forma constante, sem variações nem vibrações, em qualquer situação, as juntas homocinéticas se articulam para cima e para baixo, ao acompanhar o sobe-e-desce da suspensão e se movem para os lados, de acordo com os movimentos da direção. As juntas fixas e deslizantes são ligadas por um eixo e permite que ambas girem juntos e com a mesma velocidade, não importa o ângulo que formem uma com a outra. Assim, são fundamentais para o funcionamento do veículo, suportando muitas vezes condições severas de funcionamento. “É importante que o motorista fique atento a ruídos provenientes da junta homocinética ou a qualquer anormalidade em seu funcionamento, pois se a peça quebrar poderá provocar a parada inesperada do veículo”, adverte Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.
A recomendação é levar o automóvel a um mecânico de confiança para efetuar o teste de rodagem e fazer o diagnóstico correto já que o fato de fazer algum barulho diferente não significa necessariamente um problema nas juntas homocinéticas. “Fazer uma inspeção nas juntas homocinéticas ou nos sistemas de direção e de suspensão ajudam a identificar os problemas mais evidentes.
Circular por ruas planas, realizar curvas fechadas, forçar mudanças de velocidade e usar o freio-motor pode ajudar no diagnóstico do problema”, comenta.
Segundo Silva, caso o veículo apresente ruido em linha reta e aceleração e desaceleração o veículo pode estar com a homocinética deslizante desgastada. Já se apresentar ruido em curvas, possivelmente o defeito está na homocinética fixa. Por isso, é essencial levar ao profissional capacitado em reparação para que efetue o diagnóstico adequado.
As coifas também devem ser checadas já que podem estar furadas ou rasgadas. “Quando comprometidas, as coifas precisam ser trocadas, ocasião em que as braçadeiras e graxa devem ser substituídas e, no caso de contaminação da graxa, a junta homocinética deve ser trocada”, acrescenta Silva.
Sobre a Nakata Automotiva – Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios, pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.
Com fábrica em Diadema, sede administrativa e centro de tecnologia e desenvolvimento em Osasco, e centro de distribuição em Extrema-MG, atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.
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