Releases

Indícios de que a junta homocinética pode estar comprometida

  Ruído durante a aceleração em linha reta pode indicar desgaste na junta deslizante, já em curvas, o problema pode ser a junta fixa.   Parte do sistema de transmissão do veículo, as juntas homocinéticas são responsáveis por transmitir a força do motor para as rodas, fazendo, assim com que elas girem e o carro se movimente. “Juntas homocinéticas danificadas podem ocasionar paradas desnecessárias e não programadas já que, quando comprometidas, as rodas podem travar ou perder a tração, fazendo com que o veículo pare em local e hora não programado”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata. É preciso ficar atento aos sinais de desgaste das juntas homocinéticas. Segundo Silva, entre os indícios que podem indicar que a peça esteja comprometida é o ruído. “Caso o motorista ouça um som de clique proveniente das rodas ao acelerar o carro em curvas…

Leia Mais

Instalação dos amortecedores exige atenção aos diferentes posicionamentos dos coxins

  Devido às diversas posições de montagem, a recomendação é  observar as diferenças nas peças, como setas, ressaltos, furos e chanfros, ou consultar o fabricante.   Parte da suspensão do veículo, os amortecedores, responsáveis por controlarem os movimentos das molas ao trafegar pelas irregularidades da pista e, assim, manterem o conforto e segurança dos ocupantes do veículo e também a estabilidade do veículo em curvas, requerem alguns cuidados na hora da substituição por novos. “É preciso ter muita atenção na hora de montar os coxins. Não adianta improvisar e tirar fotos antes da desmontagem já que os coxins podem estar com a montagem errada”, alerta Eduardo Guimarães, técnico da Nakata. Ele explica que o erro pode trazer diversos problemas, como folgas, ruídos e até comprometer o alinhamento do veículo. É grande o volume de posicionamentos especiais. Guimarães cita alguns exemplos, entre eles, o localizador da…

Leia Mais

Nova diretoria do CONAREM será eleita no dia 22 de janeiro

    Assembleia Geral Ordinária e Reunião Plenária da entidade será realizada em São Paulo e também terá em pauta a campanha de marketing e outros projetos para 2022   O Conselho Nacional de Retíficas de Motores (CONAREM) realizará, no dia 22 de janeiro, em São Paulo/SP, a Assembleia Geral Ordinária e Reunião Plenária da entidade. “Esta primeira reunião tem como objetivo estabelecer as prioridades da entidade para esse exercício, baseado nos resultados do planejamento estratégico realizado em novembro”, comenta José Arnaldo Laguna, presidente do CONAREM. Além da realização da eleição da nova diretoria da entidade, estará em pauta a campanha de marketing 2022, que visa divulgar a rede nacional CONAREM, o segmento retificador de motores e estimular os jovens a se prepararem para fazer uma carreira no segmento empresarial. Outros assuntos também estarão em debate como a contratação de um escritório de advocacia para dar…

Leia Mais

Qualidade de vida e competência emocional é tema do primeiro Programa “Filtra Ação” do ano

por Majô Gonçalves em Abrafiltros,Evento

    Com consolidada atuação em gestão de RH, Oreste Gomes destacará ações que visam bem-estar no ambiente corporativo, em palestra, que será realizada no dia 27 de janeiro, às 15h, na TV Filtros, no YouTube   O “Programa Filtra Ação”, canal de conteúdo online da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais e das revistas Meio Filtrante e TAE, apresenta, no dia 27 de janeiro, às 15h, na TV Filtros, no YouTube, o tema “Qualidade de Vida e Competência Emocional nas Empresas”, com Oreste Gomes, diretor executivo na Vision Action. “O tema é relevante para os negócios já que a qualidade de vida pode interferir na saúde do gestor e de outros profissionais, impossibilitando, muitas vezes, ser assertivo ao tomar decisões e também ao se relacionar com outros colaboradores”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros. Com 31 anos de experiência em RH, o…

Leia Mais

Lubrificante certo é determinante para o bom desempenho das motocicletas

  Escolha correta do produto também garante maior durabilidade dos componentes e do motor   A adoção de práticas de revisões é imprescindível para a durabilidade e desempenho dos componentes das motocicletas, além de garantir a segurança de usuários e pedestres. A escolha correta do lubrificante também deve fazer parte desses cuidados para garantir a durabilidade e proteção do motor e de todos os componentes. A Valvoline, fabricante de lubrificantes com mais de 150 anos de história, oferece um amplo portfólio de fluidos para motocicletas, desenvolvidos de acordo com os normativos das montadoras para aumentar a vida útil e desempenho desses veículos, gerando os melhores ganhos na partida a frio e nas primeiras trocas de marchas. Os produtos da marca atendem as especificações dos principais fabricantes de motocicletas e oferecem cobertura completa à frota circulante no País. Para garantir a excelência no desempenho dos fluidos…

Leia Mais

Manutenção preventiva evita paradas não programadas e mantém segurança do veículo

  Peças danificadas ocasionam paradas nas vias e o desgaste de peças podem comprometer outros componentes do sistema automotivo   Para prevenir falhas ou a parada inesperada do veículo é fundamental fazer a manutenção preventiva, pois, além de evitar a utilização de guincho para a remoção do automóvel, pode também impedir o desgaste prematuro de alguns componentes. Afinal, o desgaste de uma peça pode comprometer outros itens dos sistemas automotivos. “Trocar a peça no tempo adequado elimina o risco do motorista ficar a pé devido a uma pane mecânica”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata. Silva alerta também para o a questão da segurança já que algumas peças, quando comprometidas, podem ocasionar falhas inesperadas e colocar em risco a segurança do veículo, como itens do sistema de freios, suspensão, direção e outros. “A falta de eficiência dos freios ou o comprometimento…

Leia Mais

Agronegócio e segmento industrial impulsionam setor retífica de motores

  Conarem destaca o movimento do mercado de retíficas e ações para o desenvolvimento do setor.   O CONAREM, Conselho Nacional de Retíficas de Motores, fecha 2021 com uma mensagem positiva para o mercado.  Segundo a entidade, a safra de grãos estimada em 300 milhões de toneladas, a falta de componentes eletrônicos para as montadoras e a alta do segmento industrial de autopeças, sobretudo no mercado de pesados influenciaram positivamente a reparação veicular e a retificação de motores. Ao longo de 2021, o CONAREM esteve presente nas principais atividades setoriais, contribuindo com informações para os projetos de base do segmento da reposição de peças, como a criação do Catálogo Digital de Peças, iniciativa que envolve indústrias, varejistas e reparação veicular com o propósito de criar uma base contendo a raiz de cada veículo e a identificação dos seus componentes com base no projeto regional. A…

Leia Mais

Técnicas para lavar o motor do veículo de forma segura  

Limpeza do motor do automóvel requer cuidados para não comprometer componentes da eletrônica embarcada   Após as viagens das festas de final de ano, é hora de alguns cuidados com o veículo, como levá-lo a uma empresa especializada de lavagem, não só para uma limpeza externa como também interna e, em alguns casos, até uma limpeza no motor. Devido ao excesso de poeira e resíduos, estradas de terra e praia podem ser bem agressivas para os sistemas automotivos. Mas, é preciso ficar atento, pois o velho de hábito de lavar motor pode trazer sérios problemas para o desempenho do veículo. “A prática de lavar o motor do automóvel é bem antiga e, alguns anos atras, o risco de ter algum problema no desempenho do veículo era pequeno, pois o carro não tinha nenhum tipo de eletrônica embarcada. Só era necessário cuidar para não molhar o…

Leia Mais

Bieleta, item da suspensão, em conjunto com a barra estabilizadora, garante estabilidade em curvas

  Importante ao realizar as curvas e para a estabilidade do veículo, peça deve ser revisada periodicamente na hora da manutenção da suspensão ou ao observar indícios de irregularidades.   Haste que liga a barra estabilizadora e a suspensão, a bieleta, fixada por pinos esféricos ou por meio de buchas, é fundamental para transferir a força dinâmica nas curvas ou inclinações, ou seja, item importante para auxiliar na estabilidade do veículo. Em conjunto com a barra estabilizadora, controla a inclinação da carroceria em curvas e irregularidades do solo, e assim, interfere também no conforto dos ocupantes do automóvel. “É preciso ficar atento aos sinais que indicam comprometimento da bieleta, quando danificada ou com folga, pode apresentar ruídos ao trafegar em vias irregulares ou esburacadas”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata. Silva adverte para outra questão, bem mais relevante que o barulho.…

Leia Mais
Página 1 de 25812345...102030...»

Clientes