Como identificar o desgaste na coroa e pinhão do diferencial do veículo

 

 

Ruídos durante a condução e folga excessiva no conjunto de transmissão podem ser indícios de que as engrenagens dos componentes estão danificadas

   

A Nakata, fabricante de autopeças com um extenso portfólio para sistemas de suspensão, transmissão e direção, explica o funcionamento e identifica as principais causas de desgaste dos componentes do eixo diferencial, incluindo coroa, pinhão e terminal do diferencial. Esses itens são fundamentais para o funcionamento do eixo diferencial presente em veículos leves, caminhonetes, SUVs e caminhões, garantindo a distribuição de torque entre as rodas. A coroa e o pinhão precisam ser lubrificados com óleo específico de acordo com cada modelo, conforme a indicação do manual do fabricante do veículo. Mas ao trafegar em áreas alagadas com a água acima da metade da roda, o óleo sofre contaminação e pode afetar o funcionamento do conjunto e causar desgaste prematuro dos dentes da coroa e pinhão.

Segundo Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata, ruídos durante a condução do automóvel e folga excessiva no conjunto de transmissão podem apontar desgaste nas engrenagens dos componentes. Já o comprometimento do terminal do diferencial pode ser identificado por folga ou desgaste no assentamento da cruzeta, que, geralmente, é sentido por barulhos e vibrações.

 

O eixo diferencial possibilita as rodas girarem em velocidades distintas em curvas, multiplicar a força e transmiti-la em ângulo. Coroa e pinhão respondem pela transmissão de força do eixo diferencial, enquanto o terminal do diferencial tem como função conectar eixo do diferencial e cruzeta.

 

A Nakata conta com amplo portfólio de coroa, pinhão e terminal do diferencial. Fabricadas com um tratamento de endurecimento na camada próxima aos dentes, as engrenagens de coroa e pinhão apresentam alta resistência e durabilidade. O pinhão ainda passa por um tratamento térmico por indução nas estrias, resultando num suporte extra para suportar condições de uso intensivo. Além disso, a Nakata oferece um pó exclusivo para teste de ajuste de contato, garantindo precisão no encaixe das engrenagens.

 

 

Sobre a Nakata – Com mais de 70 anos, a Nakata, marca Frasle Mobility referência na fabricação de autopeças para o mercado de reposição, é líder em componentes de suspensão para veículos leves, pesados e motocicletas. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, se tornou reconhecida pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços, atendendo o mercado nacional e exportação, com linhas completas para sistemas de suspensão, direção e transmissão.

 

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/ 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria

 

 

 

 

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)