Conheça alguns hábitos prejudiciais para o funcionamento das motocicletas

 

Algumas práticas devem ser evitadas para preservar a durabilidade de peças essenciais ao desempenho da motocicleta.

 

A motocicleta é um importante meio de transporte para aqueles que priorizam a agilidade no trânsito e a economia de combustível e para os que pilotam por lazer. Eficientes, mas assim como os automóveis, precisam de avaliações periódicas, reparações e práticas cotidianas para sua conservação e bom desempenho.  Pensando nisto, a Nakata, fabricante de autopeças com linhas de componentes para sistemas de suspensão, transmissão e freio, apresenta algumas recomendações para que algumas atitudes dos pilotos não prejudiquem a moto.

 

Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Nakata alerta para alguns hábitos que precisam ser evitados ao conduzir a motocicleta. “Algumas ações, como arrancadas e freadas bruscas podem impactar não apenas a performance e durabilidade, mas também no bolso do piloto, já que aceleram o desgaste da transmissão e do sistema de freio”, comenta. Ele explica que, ao submeter o conjunto a sobrecargas desnecessárias haverá uma aceleração no desgaste de peças como corrente, coroa e pinhão, pastilhas e lonas de freio.

 

Outra prática inadequada é negligenciar a troca de óleo do motor que serve para refrigerar e lubrificar os componentes internos do câmbio. O acionamento constante da embreagem também é um ato danoso à motocicleta já que o desgaste é proporcional ao seu uso.

 

“Forçar o motor, ou seja, esticar as marchas, ignorando a necessidade de troca da marcha para acima e rodar em baixas rotações em uma marcha alta provocam desgaste nos componentes do câmbio e do motor”, revela o coordenador, enfatizando que cada marcha tem uma relação específica para operar.

 

Por fim, Leite complementa com outras ações prejudiciais à moto: trafegar em pisos esburacados em velocidade incompatível pode acelerar o desgaste dos amortecedores, ignorar sinais de desgaste na caixa de direção, se notar qualquer irregularidade é recomendável procurar um especialista imediatamente. O motociclista também deve ter cuidado com a calibração e as condições gerais dos pneus. “Quando o pneu está murcho, uma área maior da borracha da banda de rodagem entra em contato com o solo, aumentando o atrito e a resistência ao rolamento. Isso resulta em um maior consumo de combustível e aceleração do desgaste do pneu, enfraquecendo sua vida útil e comprometendo a segurança”,conclui.

Sobre a Nakata – Com mais de 70 anos, a Nakata, marca Frasle Mobility referência na fabricação de autopeças para o mercado de reposição, é líder em componentes de suspensão para veículos leves, pesados e motocicletas. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, se tornou reconhecida pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços, atendendo o mercado nacional e exportação, com linhas completas para sistemas de suspensão, direção e transmissão.

 

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475

versocomunicacao@uol.com.br

Solange Suzigan

versocomunicacao1@uol.com.br

(11) 4102-2000/99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br

https://www.facebook.com/verso.assessoria

 

 

 

 

 

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)