Avaliação para identificar problemas nos coxins do veículo
Excesso de vibração, que pode ser observada no assoalho, na manopla do câmbio e no motor, mesmo com o veículo parado, pode indicar desgaste em coxins
Os coxins, componentes de aço ou alumínio recobertos por camada de borracha, têm papel fundamental no veículo, pois são responsáveis por absorver vibrações e ruídos. Eles estão presentes em diversas partes do automóvel, entre eles, motor, câmbio, escapamento e suspensão, e, muitas vezes, efetuar o diagnóstico não é uma das tarefas mais simples. A vibração ou ressonância pode ser ocasionada por vários componentes, entre eles, roda torta, balanceamento, semieixo empenado, folga em terminais de direção e problemas nos coxins, pois a principal função do coxim é absorver vibrações. Sem eles, seria impossível controlar as vibrações oriundas do motor, transmissão e da suspensão.
É preciso ter atenção aos sinais de coxins comprometidos. Quando danificado, pode resultar em excesso de vibração, que pode ser notada no assoalho, manopla do câmbio, volante e motor, mesmo com o veículo parado; emissão de ruídos na parte dianteira do carro, durante a condução; balanço na alavanca de câmbio durante saídas e frenagens; desgaste avançado e/ou irregular entre os quatro pneus; motor muito barulhento, sobretudo nas saídas/arrancadas; instabilidade e trepidação do volante; e dificuldade no engate das marchas.
Métodos para avaliação do coxim – No caso do coxim do amortecedor, não há necessidade de desmontagem, um profissional qualificado será capaz de identificar desgaste do componente através de um teste de rodagem.
Já os coxins de motor e câmbio nem sempre será uma tarefa fácil, mesmo para profissionais mais experientes. Uma das maneiras de identificar que o coxim está quebrado ou fadigado é fazendo movimentos de arrancada e freadas bruscas observando os movimentos da alavanca do câmbio, se a alavanca se movimentar demasiadamente é um indicativo de problema nos coxins, outro sintoma muito comum de coxim quebrado é a dificuldade para engatar as marchas e por último uma aspereza acima do normal do motor, mesmo em marcha lenta.
Em alguns modelos de veículo a quebra do coxim pode provocar a queda do motor e a parada imediata do veículo trazendo várias complicações ao usuário.
Esta e outras dicas de manutenção podem ser conferidas no Blog Nakata no link https://blog.nakata.com.br/como-identificar-problemas-nos-coxins-do-veiculo-saiba-aqui/.
Sobre a Nakata Automotiva – Há 70 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios, pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.
A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.
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