Manutenção preventiva no sistema de suspensão é fundamental para a segurança do veículo e dos ocupantes

 

Vazamento de óleo ou perda de eficiência do amortecedor, molas arreadas, desgaste em buchas da bandeja ou no coxim, folga no pivô são alguns dos quesitos que devem ser observados no momento da manutenção

 

O sistema de suspensão, composto por diversas peças, entre elas, amortecedor, mola, coxim, braço oscilante ou bandeja da suspensão, barra estabilizadora, pivô, e buchas de borracha, assim como demais componentes do veículo, necessitam de manutenção preventiva para ter um comportamento seguro.  “Manter o alinhamento do carro em dia, bem como inspecionar todos os outros componentes da suspensão e direção, observando folgas, estado das coifas e das bucha, tanto da bandeja quanto da barra estabilizadora é essencial para conservar o sistema de suspensão”, comenta Jeferson Credidio, Gerente de Serviços e Engenharia da Nakata, que sugere fazer alinhamento a cada 10 mil km para preservar o sistema de suspensão  e os pneus.

 

Na hora da manutenção, deve ser observado se há vazamento de óleo do amortecedor, estado das molas, desgaste em buchas da bandeja ou no coxim, folga no pivô ou terminal da direção e ruídos provenientes da parte inferior do veículo.

A recomendação é avaliar todo o sistema de  suspensão também a cada 10 mil quilômetros rodados já que o desgaste das peças dependerá da forma de condução do veículo, tipo de uso e solo em que se trafega. “Excesso de peso, arrancadas e freadas bruscas e estradas esburacadas podem fazer com que ocorra desgaste prematuro de peças”, alerta.

 

Outro ponto importante que deve ser observado é o estado dos pneus, desgastados, interferem diretamente na dirigibilidade e segurança do veículo.

 

Caso ocorra a troca de componentes da suspensão, é fundamental que se realize o alinhamento adequado das rodas já que a falta dele é um dos principais fatores a provocar problemas no sistema.

 

Sobre a Nakata Automotiva – Há 70 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios, pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

 

A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.

 

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/ 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes