Sinais de desgaste das sapatas e tambor de freio
Tambor comprometido gera vibração no freio e sapatas desgastadas apresentam ruídos anormais e redução da resposta na frenagem.
O sistema de freio a tambor, composto por duas sapatas, cilindro, tambor, molas, espelho, regulador e freio de estacionamento, mais conhecido como freio de mão, merece atenção na hora da manutenção. “Caso um destes componentes apresente algum defeito ou desgaste excessivo pode comprometer todo o sistema já que trabalham conjuntamente”, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.
Presente nas rodas dianteiras traseiras nos veículos mais antigos e nas rodas traseiras de veículos populares, o tambor em contato com a lona gera atrito para desacelerar o veículo e pode apresentar problema. “Disco ou tambor quando empenados podem ocasionar vibração ou pulsação no freio”, comenta.
Outro componente do sistema de freio a tambor é a sapata, que têm como função apoiar as lonas, ou seja, serve como suporte. Atua na frenagem através do atrito com o tambor. “Devido ao atrito, com o tempo, as lonas se desgastam e precisam ser trocadas”, afirma Silva, explicando que quando estão comprometidas, podem apresentar ruídos anormais e redução da resposta de freio.
Freio de estacionamento ineficiente é outro indício que as sapatas e ou tambores podem estar com a vida útil esgotada.
Ao efetuar a troca de sapatas, a recomendação é verificar também cilindro de roda, kit de molas e tambor, pois se desgastados podem comprometer o desempenho do funcionamento da sapata e o ajuste do freio de estacionamento.
A Nakata conta em seu portfólio com peças para o sistema de freio, como pastilhas, e sapatas de freio. Com alta aderência mesmo em situações extremas, as sapatas de freio Nakata apresentam baixo nível de ruído e atendem a 85% dos veículos da frota.
Os últimos lançamentos atendem os veículos Iveco Daily 35, 45 e 55, de 2008 a 2019, com exceção do minibus; Iveco Daily City 70, de 2006 a 2019; Volkswagen Fox, Gol, Spacefox, UP! e Voyage, de 2013 a 2020; Fiat Toro 2.0, de 2016 a 2020; entre outros.
Para conferir o portfólio de produtos para acessar o catálogo eletrônico (https://www.catalogonakata.com.br/).
Sobre a Nakata Automotiva:
A Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, líder em componentes undercar, vem construindo sua história de sucesso há mais de 65 anos no Brasil. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.
Comprometida 100% com o mercado de reposição, oferece soluções completas de serviços pré e pós-vendas também por meio de seus canais digitais, como o catálogo Nakata online que oferece busca fácil e rápida dos produtos e aplicações. Com fábrica em Diadema, sede administrativa e centro de tecnologia e desenvolvimento em Osasco e centro de distribuição em Extrema-MG, atende o mercado nacional e exporta para mais de 20 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania.
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/ 99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria