Sinais de desgaste no terminal axial

 

Ruídos, vibração e folga na direção podem indicar problemas no terminal axial

 

Com a função de ligar a caixa  aos terminais da direção, o terminal axial, também conhecido como barra axial, possui uma haste articulada que possibilita o deslocamento em diversos ângulos e está diretamente ligado à dirigibilidade e segurança do veículo. “Trata-se de um componente com vida útil de longa duração, mas pode ocorrer desgaste prematuro, especialmente, se outras peças do sistema de direção estiverem comprometidas. Por isso, é importante inspecioná-lo a cada 10 mil quilômetros rodados, juntamente com outros componentes da direção e da suspensão”, afirma Jeferson Credidio, Gerente de Serviços e Engenharia da Nakata.

Motoristas devem ficar atentos a alguns indícios que podem indicar problemas no terminal axial, entre eles, ruídos durante as manobras ou ao passar por piso irregular, aumento na folga da direção e algumas vezes vibração no volante. No entanto, segundo Credidio, é importante observar que falhas em outros componentes também podem provocar os mesmos sinais, como desgaste na caixa de direção ou cruzeta da coluna e folga nos terminais da direção.

 

Vibração na direção também pode apontar comprometimento do terminal axial, mas também é um dos indícios de problemas com o balanceamento, rodas amassadas e pneus desgastados. O defeito num desses componentes pode inclusive afetar a vida do axial.

 

Desgaste do axial pode ocasionar folga na direção, mas fique atento, problemas na caixa de direção, acoplamento entre a coluna e a caixa e folga nos terminais de direção apresentarão sintomas semelhantes.

 

A recomendação é, fazer inspeções periódicas, principalmente da coifa de proteção do axial e, ao sinal de qualquer um destes sintomas, levar o veículo a uma oficina de confiança para que o reparador identifique os componentes que devem ser substituídos.

 

Para conferir esta e outras dicas de manutenção, basta acessar o Blog da Nakata no link: https://blog.nakata.com.br/terminais-de-direcao/

 

 

Sobre a Nakata Automotiva – Há 70 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios, pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

 

A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.

 

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/ 99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria

 

 

 

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes