Cuidados ao instalar a bomba d’água
Limpeza de todo o sistema de arrefecimento e da área de contato da bomba, alinhamento e tensão das correias do motor são detalhes importantes na hora da manutenção.
Uma das responsáveis pelo controle da temperatura do motor do veículo, evitando, assim, o superaquecimento, a bomba d’água necessita de alguns cuidados no momento da aplicação. “Antes de instalar a bomba d’água nova, é importante esgotar toda a água e fazer uma completa limpeza do sistema de arrefecimento e da área de contato da bomba”, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.
Passar graxa ou cola entre bomba, junta e o bloco do motor não é recomendado.
Independente se a bomba utiliza junta de papel, metálica ou anel de borracha esses devem ser montados no estado que se encontram, sem graxa ou cola e não devem ser reutilizados.
Para evitar o empenamento, os parafusos de fixação devem ser apertados de forma alternada.
Outros detalhes que, segundo Silva, devem ser verificados são o alinhamento e a tensão das correias do motor, de acordo com as instruções do fabricante do veículo. “Correia muito esticada reduz a durabilidade do rolamento da bomba, já que ele passará a trabalhar com o eixo sempre forçado”, comenta.
Os motores mais modernos possuem tensionadores de correia automáticos, dispensando o ajuste.
Após instalar a bomba d’água, Jair explica que é preciso abastecer o sistema com novo líquido de arrefecimento, composto por água e aditivo. Essa mistura deve estar na proporção recomendada pelo fabricante do veículo. Para aditivos concentrados fazer a mistura água/aditivo fora do motor. “O aditivo é fundamental para manter o motor na temperatura certa. Os seus componentes químicos elevam o ponto de ebulição de água e preservam todos os componentes do sistema contra corrosão e evitam a formação do processo de cavitação, que é extremamente prejudicial ao sistema.
Uma verificação minuciosa de todos os componentes do sistema é indicada, principalmente sensores, válvula termostática, radiador e mangueiras.
Segundo o gerente de qualidade e serviços da Nakata, os cuidados são necessários para uma manutenção adequada. “A má aplicação da peça pode danificá-la. Além disso, caso a instalação não seja correta, o problema pode persistir e o dono do carro ficar na mão a qualquer momento por causa de superaquecimento”, finaliza.
Sobre a Nakata Automotiva:
A Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, líder em componentes undercar, vem construindo sua história de sucesso há mais de 60 anos no Brasil. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.
Comprometida 100% com o mercado de reposição, oferece soluções completas de serviços pré e pós-vendas. Possui fábrica em Diadema, sede administrativa e centro de tecnologia e desenvolvimento em Osasco e dois centros de distribuição em Extrema-MG e Santo André –SP e exporta para mais de 20 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania.
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/ 99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria