Estalo na suspensão pode ser problema na junta homocinética
Dicas de como proceder para o correto reparo desse componente de transmissão.
Para quem trabalha em oficinas mecânicas, não há cena mais comum do que um motorista reclamando de ruídos no carro. De um lado, o cliente esforçando-se para ser entendido e de outro, o mecânico buscando solucionar a queixa da melhor maneira. Em 13 de outubro, o programa Auto Esporte mostrou uma dessas situações na oficina Auto Clínica Bosch, em São Bernardo do Campo -SP. Para mostrar o problema, um consumidor relatou barulhos semelhantes a estalos ao esterçar o carro, principalmente em curvas acentuadas.
Eduardo Guimarães, técnico da Nakata, que participou da matéria, ao examinar o carro, percebeu irregularidades no funcionamento da homocinética. “Como a coifa que protege a homocinética está rasgada houve a entrada de sujeira – areia, terra, água – contaminando a graxa. Com isso, a substância ficou abrasiva provocando o surgimento de um calo nas paredes desse componente. Quando ocorre o atrito com as esferas do conjunto da homocinética ocorrem os ruídos”, explica.
A função das juntas é transmitir a energia gerada pelo motor para as rodas e compensar os movimentos angulares da suspensão . No entanto, a sobrecarga, os buracos a falta de inspeção das coifas, solavancos assim como a falta de alinhamento, comprometem o bom funcionamento desses componentes. “O desgaste pode ser tanto que a junta estoura e o carro para sem aviso”, conta Guimarães.
Segundo Guimarães, o procedimento ideal nesse caso é a troca da peça. “Jamais deve-se utilizar peças recondicionadas. Este é um procedimento incorreto”, alerta. Ele explica que a peça perde as propriedades, ficando mais macia e o problema volta a se repetir e o prejuízo é grande. Por isso, aconselha fazer a substituição por uma peça nova.
A Nakata, fabricante de componentes para suspensão, freio, direção, transmissão e motor para o mercado de reposição, dispõe de programas de treinamento para os mecânicos, informações técnicas e dicas de aplicação por meio de seus canais digitais e curso online sobre suspensão. O link para assistir a matéria do AutoEsporte é https://g1.globo.com/carros/videos-auto-esporte/ e as séries de dicas da Nakata podem ser acessadas no canal da fabricante no YouTube www.youtube.com/componentesnakata.
Sobre a Nakata Automotiva:
A Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, líder em componentes undercar, vem construindo sua história de sucesso há mais de 60 anos no Brasil. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.
Comprometida 100% com o mercado de reposição, oferece soluções completas de serviços pré e pós-vendas. Possui fábrica em Diadema, sede administrativa e centro de tecnologia e desenvolvimento em Osasco e dois centros de distribuição em Extrema-MG e Santo André –SP e exporta para mais de 20 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania.
Mais informações:
Verso Comunicação
Assessoria de Imprensa do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva
Majô Gonçalves – jornalista MTB 24475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000 / 99905-7008
http://versoassessoriadeimprensa.com.br/
https://www.facebook.com/verso.assessoria