Rede Conarem completa 20 anos com importantes conquistas para o setor de retíficas
Reconhecimento dos principais fabricantes de motores é fruto de todo o trabalho de aperfeiçoamento das empresas em busca da melhoria contínua da qualidade dos serviços.
A Rede Nacional de Retíficas Conarem (Conselho Nacional de Retíficas de Motores) chega aos 20 anos com diversos avanços para o setor retificador e reconhecimento dos principais fabricantes de motores.
Atualmente, com o amplo desenvolvimento de seus processos e investimento em tecnologias, a rede oferece suporte em garantia e no pós venda para as indústrias: Cummins, Deutz, FPT-CNHi (Case, New Holland e Iveco), Kohler Lombardini, VW MAN, MWM, Perkins e Yanmar. Para também estar em sintonia com as novas tecnologias e movimentos mundiais, o Conarem é membro do WERC (World Engine Remanufacturing Council – Conselho Mundial de Fabricantes de Motores), reiniciou as atividades, em 2018, reunindo lideranças de entidades de vários países, como África do Sul, Europa (FIRM), EUA, Canadá (AERA), Argentina, Colômbia, Equador, México, Chile, Guatemala, Austrália e Nova Zelândia.
O presidente do Conarem, José Arnaldo Laguna, lembrou diversos fatos dos 20 anos da criação da Rede Conarem. Ele lembra que, em setembro de 1999, convocou um grupo de retificadores para amplo debate para identificarem o que seria o mais importante para o segmento de retíficas de motores. Laguna conta que a cobertura em garantia nacional seria a melhor forma de enfrentar a concorrência da indústria de remanufatura de motores. Foi então que, em março de 2000, foi entregue o Manual da Garantia Nacional e as primeiras empresas começavam a ser auditadas e contratadas, constituindo a Rede Nacional de Retíficas Conarem. “De lá para cá, a qualidade das retíficas integrantes conquistou a confiança dos principais fabricantes de motores”, comenta.
O reconhecimento do trabalho realizado pelas retíficas que fazem parte da rede nacional continua avançando. Laguna revela que, recentemente, foi procurado para efetuar indicações de empresas nas regiões Norte, Nordeste e parte do Centro-Oeste para visita de executivo do Master Dealer FPT – BAMAQ, que irá avaliar e propor assinatura de contrato para integrarem a rede de serviços PA FPT, responsável pela assistência técnica e comercial dos motores aplicados nas CASE New Holland e Iveco, bem como em barcos e geradores.
Para assegurar a qualidade e eficiência dos serviços das retíficas o Conarem desenvolve uma série de ações que visam aprimoramento e capacitação dos profissionais, assim como parceiras para oferecer serviços às retíficas que permitem melhorias na produtividade e gestão do negócio.
Para 2020, há muitas novidades que serão apresentadas às retíficas, tais a parceria que permite a aquisição da Extratora de Sedes de Válvulas 3Mi. “Devido ao sucesso do programa de negociação conjunta para os associados, renovamos a parceria com a para mais um grupo de empresas associadas em adquirir o equipamento. A negociação conjunta, com pedido mínimo, propiciará grandes benefícios, entre eles, descontos atrativos, parcelamentos e frete gratuito”, comenta o presidente da entidade.
Na parte de gestão, há programas financeiros, como a Safra Pay que foi por meio de parceria os retificadores terão taxas competitivas e por um determinado período as empresas poderão vender no cartão de crédito em até doze meses a custo zero até um valor específico. “O fechamento do contrato com a Safra Pay deve ser imediato já que os benefícios serão concedidos por tempo limitado”, cmpleta.
Com relação à capacitação profissional, O Conarem desenvolve programação anual de treinamentos, contando com a parceria dos fabricantes Riosulense, Mahle, Kolbenschmidt (KS), TAKAO e Maringá Solda. Esse trabalho desenvolvido ao longo de anos, contribui para ampliar conhecimento técnico e reduzir as falhas com as operações de usinagem e montagem de motores.
Complementando esse trabalho, há também consultorias com Paula Rosolen Picardi e Roberto Canassa, projeto destinado a retíficas de motores com a finalidade de detalhar os processos, visando melhores resultados comportamentais e produtivos, assim como atender a dificuldade particular por cada uma enfrentada.
Com relação ao impacto dos motores remanufaturados nas retíficas, disse que será preciso encontrar soluções que minimizem essa perda de mercado, pois poderá se tornar definitiva como aconteceu na Europa e Estados Unidos. “Estamos desenvolvendo trabalho de base no sentido de ampliar a nossa parceria com um importante fabricante de motores e, dessa forma, evitarmos que implantem um sistema de remanufatura no Brasil”, enfatiza. Mas, também um novo programa deverá ser constituído com grande fornecedor de peças da Europa para que o retificador da rede Conarem tenha condições de brigar por uma fatia de mercado.
Como forma de apresentar as tendências mundiais em retíficas de motores, o Conarem promove Missão Empresarial para as principais internacionais do setor. Em fevereiro deste ano, estão programadas viagens para Argentina em fevereiro com visitas a retíficas e fornecedores de dispositivos e ferramentas; Turquia em abril com visitas a fábricas de autopeças, máquinas e feira Automechanika, Alemanha em setembro com participação na plenária da WERC, visita à Automechanika e opcionais em montadoras de veículos e museus e Estados Unidos em dezembro com visita à feira PRI e um programa especial em retíficas e a grande fabricante de equipamentos para retíficas. Para mais informações, os associados podem entrar em contato com omar@conarem.com.br.
Saiba mais sobre o CONAREM – Criado em 1998, o Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, teve início como a primeira câmara especializada do Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo. Com a evolução dos trabalhos e a necessidade de representar as empresas de retificas, o Conarem se tornou uma entidade nacional voltada para atender às necessidades da área de serviços de motor e garantir o desenvolvimento do setor. Órgão de representação nacional, a entidade possui 350 empresas associadas em todo o País, sendo que 150 fazem parte da rede nacional de retíficas.
A entidade, que congrega as principais associações estaduais ARERGS e ARESC e trabalha em parceria com os sindicatos estaduais (Sindirepas de SP/RS/SC/MG/ES/GO/MT/RO/BA/PE/TO), oferece treinamentos específicos para retificadores, palestras técnicas gratuitas para os reparadores de veículos e também possui um banco de dados, normas técnicas e orientações para consulta, além de seu site servir como fonte de informações para o mercado motor.
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/ 99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br