Especialista destaca diferentes tipos de meios filtrantes industriais no Abra Talks
Entre os diversos tipos de materiais usados nos elementos filtrantes, estão minerais inorgânicos, carvão vegetal ou mineral, vidro e metais, cada um com suas características, e diferentes resultados na permeabilidade da filtração.
O engenheiro e consultor da JAM Treinamentos, José Alexandre Marques, apresentou o tema “Meios Filtrantes na filtração industrial”, no dia 11 de novembro, no “Abra Talks”, evento técnico e informativo mensal da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, realizado via plataforma digital, destacando os diversos tipos de materiais utilizados nos elementos filtrantes. Entre eles, José Alexandre citou minerais inorgânicos, como areia, zeólita, perlita expandida, terra de diatomáceas e resina de troca iônica; carvão vegetal ou mineral, como carvão ativado e antracito; vidro, sinterizado de fibra de vidro e sinterizado de vidro; metais, grades, chapas perfuradas e perfis; óxidos metálicos e outros cerâmicos cozidos, como cerâmica porosa polida e espuma de cerâmica; fibras orgânicas naturais e sintéticas, monofilamentos e multifilamentos; e folhas de material sintético (membranas).
Marques explicou também que, sob as mesmas condições operacionais do vaso ou carcaça, o material é permeável aos componentes de uma mistura, solução ou suspensão, e impermeável aos demais. Isso ocorre porque o meio filtrante pode reter partículas sólidas e líquidas, material coloidal e espécies moleculares ou iônicas, enquanto o permeado ou filtrado será, geralmente, o fluido ou solvente em suspensão junto com outros componentes.
Com relação às aplicações do meio filtrante, Marques comentou que areia e óxido de manganês são muito usados na filtração gradual de redução de ferro e manganês. Já a zeólita é utilizada para a remoção de matéria orgânica e a perlita com manta como base é para filtração de xaropes e gelatinas, já a terra de diatomáceas em bebidas, ceras e vernizes. Outro material é o carvão ativado muito utilizado na filtração de água, excelente na filtração de cloro e solventes. “A grande porosidade do antracito de origem mineral é aplicada na filtração de água em leitos mistos”, afirmou.
Para processos com elevadas temperaturas e pHs diversos, o material indicado é o sinterizado de fibra de vidro e espuma de cerâmica para a fundição de aço, com elevada eficiência na qualidade do filtrado.
Após apresentar os materiais e suas aplicações, Marques disse que as diversas mídias montam tipos de elementos filtrantes que contam com características próprias que geram diferentes resultados e oferecem variada permeabilidade na filtração.
O “Abra Talks” de novembro foi a última edição do evento em 2021, com retorno previsto para o mês de fevereiro de 2022 em formato online, com novos temas e convidados que juntos debaterão os caminhos e avanços do segmento de filtros.
Interessado em apresentar conteúdos ou enviar sugestões de tema, podem utilizar o email comunicacao@abrafiltros.org.br.
Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes – ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Majô Gonçalves – MTB 24.475
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000 / 99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria