Contaminação do fluido hidráulico por verniz

08/12/2022 por Solange em Abrafiltros,Evento
Nenhum Comentário

 

A contaminação do fluido hidráulico por verniz pode ocasionar período de inatividade do equipamento ou máquina. Mas, há algumas técnicas para remoção do verniz.

 

Os sistemas hidráulicos não foram desenvolvidos para receber resíduos, sejam sólidos, líquidos ou gasosos, já que uma contaminação no fluido hidráulico pode ocasionar danos às máquinas e equipamentos, provocando, assim, até a parada inesperada de uma produção. “A contaminação do fluido hidráulico por sólidos pode ocorrer dano por abrasão, desgaste e aumento das folgas internas e impacto na propriedade de regulação de válvulas. Já contaminantes líquidos podem provocar corrosão, alteração na viscosidade do fluido, impacto nas propriedades lubrificantes, oxidação e baixa filtrabilidade, enquanto os gasosos geram resposta imprecisa de válvulas, formação de espuma no fluido, perda de energia, danos à bomba, reação química com o fluido e oxidação”, afirmou o Eng. Daniel Costa, Executivo de Vendas Industrial Hydraulics da Donaldson do Brasil, quando falou sobre “Contaminação do fluido hidráulico por verniz”, no “Abra Talks”, evento virtual mensal da ABRAFILTROS – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso, realizado no dia 10 de novembro, por meio da plataforma zoom.

Costa destacou que a contaminação do fluido por verniz pode causar período de inatividade do equipamento, tornando o processo bem dispendioso. “O verniz pode ser macio e pegajoso formando lama, duro e quebradiço formando laca, no teto do reservatório resulta em estalactites e no piso do reservatório, chapeado”, disse o engenheiro, ressaltando que tudo começa com a oxidação, que aumenta à medida que a temperatura se eleva. “Mas, os subprodutos permanecem dissolvidos”.

 

Explicou que quando o óleo se move de regiões mais quentes dentro do sistema para as mais frias, a temperatura do fluido reduz e esses precursores iniciam a mudança física para precipitar da solução na forma de partículas moles. “Após formadas, as partículas de verniz se aglomeram e formam depósitos que revestem superfícies metálicas dentro do reservatório e nos componentes, como válvulas, ocasionando falhas na partida e paradas da unidade”, afirmou Costa, lembrando também que os depósitos podem ser reabsorvidos no fluido e quebrados novamente se a solvência do lubrificante aumentar. Em seguida, comentou sobre os processos de polimerização, solvência, precipitação e aglomeração.

 

Ao final da apresentação, falou sobre os dois principais tipos de sistemas para remoção do verniz. Um para remoção de partículas suspensas ou insolúveis, que passa pela aglomeração de carga, limpeza de óleo eletrostática ou combinações de ambas, e outro para remoção de verniz solúvel, que usa ligação de carga de íon com resinas especializas que contêm bilhões de sítios polares, capazes de adsorver verniz solúvel e precursores.

 

Após a palestra do executivo da Donaldson, às 9h30, o Prof. Dr. Fabio Campos, Coord. da CSFETAER, Doutor em Ciências FSP/USP e Responsável pelo Lab. Saneamento – PHA/EPUSP, apresentou as “Perspectivas do Saneamento no Brasil”, e, às 10h, Anderson Cerca, Engenheiro de Serviços Técnicos da Castrol Brasil, abordou o tema “Lubrificantes automotivos: composição, especificações e tendências”. 

 

O Abra Talks é um evento gratuito e conta com o patrocínio do Grupo Supply Service.

 

Sobre a Abrafiltros:

Criada em 2006, a ABRAFILTROS – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água, efluentes e reúso, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.

 

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Majô Gonçalves – MTB 24.475

versocomunicacao@uol.com.br

Solange Suzigan

versocomunicacao1@uol.com.br

(11) 4102-2000 / 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br

https://www.facebook.com/verso.assessoria

 

 

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes