As diferenças e vantagens entre pastilhas e discos e lona e tambor em veículos pesados
Pastilhas e discos estão ganhando espaço sobre lona e tambor nos veículos pesados e são mais eficientes e duráveis.
Pastilhas e discos de freio são cada vez mais comuns nos veículos pesados. “Estimamos que a maioria dos veículos médios e pesados terá a lona e o tambor substituídos por pastilhas e discos”, afirma Jair Silva, supervisor de serviços da Nakata, fabricante de autopeças com uma linha completa de componentes para suspensão, transmissão, freios e motor, marca da Affinia Automotiva pertence à Affinia Group, multinacional norte-americana líder mundial em fabricação e distribuição de componentes automotivos para o mercado de reposição.
A troca da lona e tambor por pastilhas e discos resulta em diversos benefícios. Segundo Silva, além da frenagem ser mais eficiente, há melhor dissipação de calor. “Pastilhas e discos fazem parte de um sistema mais simples, mais durável e tem o custo de manutenção mais baixo que o conjunto de lona e tambor”, ressalta.
No caso dos caminhões pesados, o supervisor de serviços lembra também que o sistema de freio é apenas parte do que se utiliza para parar o veículo. “Em uma descida de serra, com declive muito acentuado, não se pode dispensar o uso do freio-motor para auxiliar a frenagem para evitar superaquecimento que causa grave dano ao sistema de freio”, explica.
Silva aponta alguns dos sinais de desgaste nos componentes do sistema de freio que os caminhoneiros devem ficar atentos. “Há veículos que contam com um luminoso no painel que acende conforme o desgaste. Outros utilizam um alarme sonoro para chamar atenção do motorista para parar e fazer a substituição de peças”, adverte o supervisor de serviços, enfatizando: “Se não houver nenhum sistema de aviso, o motorista deve fazer uma inspeção periódica.
Ele ressalta ainda que o caminhoneiro deve evitar que a pastilha chegue ao fim para que não ocorra a perda da frenagem e não danifique os discos. “Por isso, a manutenção preventiva é tão importante”, finaliza.
Sobre a Nakata:
A Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição automotiva com uma linha completa de componentes para suspensão, transmissão, freios e motor, faz parte da Affinia Automotiva presente no Brasil desde 2004, com quatro unidades de negócios, incluindo fábrica, sede administrativa e dois centros de distribuição. Além da Nakata, a Affinia, que tem operações totalmente voltadas ao mercado da reposição automotiva, com amplo portfólio de produtos, também comercializa as marcas Spicer, Wix e Power Engine.
A empresa dispõe de central de atendimento, catálogos eletrônicos, entre outros serviços. Participa do Programa Carro 100% / Caminhão 100% , iniciativa inédita no País que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo. Mais informações no site: www.affinia.com.br .
No mundo – A Affinia Automotiva pertence à Affinia Group, multinacional norte-americana líder mundial em fabricação e distribuição de componentes automotivos para o mercado de reposição, conta com 11 mil colaboradores, tem plantas em 11 países e comercializa produtos para mais de 70 países da América do Norte e Sul, Europa e Ásia, com faturamento global da ordem US$ 2 bilhões ao ano (exercício 2011).
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
11 4102-2000 / 99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br