Mercado de reposição automotiva é destaque na Autopromotec da Itália
Os presidentes das entidades Sicap/Andap, Renato Giannini, Sincopeças-SP, Francisco de La Tôrre, e Sindirepa Nacional e Sindirepa-SP, Antonio Fiola, acompanhados do coordenador do GMA, Luiz Sérgio Alvarenga, foram convidados pelos dirigentes da Autopromotec, feira de produtos e equipamentos automotivos realizada em Bologna, na Itália, de 20 a 26 de maio, onde apresentaram o cenário do mercado brasileiro de reposição automotiva.
Os dirigentes do aftermakert brasileiro participaram da 4ª edição do congresso IAAM 13, evento internacional do setor que permite aos visitantes da feira conhecerem as tendências internacionais.
Sérgio Alvarenga fez uma exposição sobre o cenário econômico brasileiro e as oportunidades do mercado brasileiro de reposição automotiva devido ao aumento da frota circulante e a entrada de novas marcas no País. “Percebemos que o Brasil está em evidência e houve interesse de fabricantes de equipamentos italianos em conhecer melhor o nosso mercado”, afirma.
Renato Giannini apresentou dados econômicos do setor, processos de logística das empresas para atender a demanda de norte a sul do País com suas filiais e também comentou principalmente sobre a alta carga tributária que incide no aftermarket, como também nos produtos importados . “Foi muito importante poder destacar cada elo da cadeia produtiva do setor de reposição. No caso da distribuição, os pontos que mais chamaram a atenção são o número de filiais existentes e os impostos que representam mais de 59% do valor da peça”, aponta.
Francisco de La Tôrre destacou a diversidade de itens em estoque para atender a frota circulante e que o mecânico é o principal cliente, entre outras informações que possibilitaram aos empresários conhecerem as principais características deste mercado. “A reposição automotiva no Brasil tem um formato distinto de outros países. Na Europa, por exemplo, não existem lojas de autopeças, os distribuidores é que fornecem as peças diretamente às oficinas. Poder mostrar um pouco destas adversidades na feira foi muito enriquecedor”, ressalta de La Tôrre.
Antonio Fiola falou sobre o setor de reparação de veículos, características das oficinas, mão de obra, fornecimento de autopeças, ressaltando que as empresas independentes são responsáveis por 80% da manutenção da frota circulante no País. “Foi a primeira vez que as entidades brasileiras foram convidadas a fazer apresentação na feira italiana. Isso indica que o mercado internacional começa a despertar interesse pelo aftermarket brasileiro”, acredita Fiola que também é porta-voz do GMA.
Além da apresentação, os dirigentes das entidades se reuniram com a diretoria da empresa que organiza o evento e também com representantes da associação italiana dos fabricantes de equipamentos e da Messe, empresa responsável pela Automechanika em vários países, entre eles, Alemanha, México, Argentina, África do Sul, Espanha, Turquia e China.
Considerada uma das feiras mais importantes da Europa, a Autopromotec é realizada a cada dois anos. Nesta edição, reuniu mais de 1.500 expositores de vários países, com destaque para os fabricantes locais de equipamentos e ferramentas para o setor de reparação de veículos.
Mercados semelhantes – Apesar de dimensões territoriais bem diferentes, pois o Brasil tem uma área mais de 20 vezes maior do que a Itália, o setor de reparação de veículos é bem parecido nos dois países. O Brasil possui 90 mil oficinas independentes e a Itália 84.400. Segundo o coordenador do GMA, o que difere é que lá, após a implantação da lei que exige o direito de reparação, as empresas começaram a ser nomeadas pelas montadoras. “Há muitas oficinas independentes que receberam a bandeira de uma marca de veículos”, informa.
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