Diferença entre discos de freio sólidos e ventilados

 

Com características distintas, cada um deles é destinado a determinados tipos de aplicação e modelos de veículos

 

Parte do sistema de frenagem e, portanto, também um item de segurança do veículo, os discos de freio têm como importante função desacelerar e parar o veículo. Para que os motoristas conheçam um pouco mais sobre esse componente, a Fremax, fabricante de discos de freio com presença global, apresenta algumas características sobre os diferentes tipos de discos de freio.

De acordo com a fabricante especializada em discos de freio, há dois principais tipos de discos: sólido e ventilado. O disco de freio sólido é utilizado em aplicações que necessitam menos potência de frenagem, como por exemplo, o eixo traseiro da maioria dos automóveis ou até discos dianteiro de veículos mais leves e menos potentes. O disco de freio é mais barato e tem estrutura mais simples, o que acaba diminuindo a sua capacidade de trocar calor e diminuir a sua temperatura após cada frenagem.

Já o ventilado é um disco com uma estrutura mais complexa, usado comumente nos eixos dianteiros da maioria dos veículos ou até em eixos traseiros de SUVs e veículos de maiores cilindradas. Este disco possui uma ventilação interna entre suas pistas de frenagem, que permite a passagem de ar, responsável pelo resfriamento da peça. Desta forma, o disco resfria mais rápido, evitando que o sistema ultrapasse a sua temperatura máxima de funcionamento.

 

Disco de freio ventilado também podem ter variações perfuradas ou ranhuradas – Estas variações, fornecidas pelas montadoras em veículos esportivos, possuem mais performance de frenagem. Os discos perfurados possuem uma série de pequenos furos na pista de frenagem que ajudam não só na saída dos gases da frenagem, mas também no resfriamento do componente. Desta forma, é aumentado o atrito, ampliando a eficiência, também, em pistas molhadas. 

Os discos ranhurados, por vez, possuem uma série de sulcos na pista de frenagem. Estas peças, também, são aplicadas pelas montadoras em seus veículos mais potentes e sua aplicação visa muito a otimização do atrito. Além dos sulcos ajudarem no resfriamento da peça, a sua principal função é fazer a limpeza da pastilha de freio, removendo detritos e pós que reduzem o coeficiente de atrito entre pastilha e disco, garantindo aumento de performance de frenagem do sistema.

 

Para saber mais informações sobre os discos de freio, como os sinais que indicam problemas nesses componentes e os cuidados necessários na manutenção, basta acessar o Blog Fremax no link: https://blog.fremax.com/o-que-e-disco-de-freio/.

 

Sobre a Fremax – Há mais de três décadas, a Fremax, uma marca Frasle Mobility em componentes para sistemas de freio, desenvolve produtos com padrão de qualidade e excelência que garantem alto desempenho e segurança. A empresa vem construindo uma história de sucesso no Brasil e no exterior, com forte presença em mais de 70 países, como México, Colômbia, Argentina e Estados Unidos. Comprometida com o meio ambiente, possui certificação 14001, atende montadoras e mercado de reposição com portfólio de discos, tambores de freios e para veículos de passeio, utilitários e comerciais de pequeno porte.

Fornecedora oficial em discos de freios para Porsche GT3 Cup Brasil desde 2007 e para a categoria AMG Cup Brasil desde 2010, onde a performance e eficiência dos produtos são levadas a máximas condições extremas nas pistas.

 

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