Foco da NTN

Foco da NTN

Desde a sua criação, o Grupo NTN tem como compromisso apoiar todos os participantes do mercado de reposição automotiva — sejam distribuidores, reparadores ou fabricantes. Impulsionada pela filosofia “Tornar o mundo uma estrada melhor para dirigir”, a NTN vem ampliando constantemente sua oferta de soluções técnicas e produtos de alta qualidade, adaptando-se aos novos desafios da mobilidade, sustentabilidade e inovação.

Com mais de um século de história, o Grupo NTN é líder na produção de rolamentos de roda para as principais montadoras no mundo com as marcas NTN e SNR. Com presença global, possui 72 plantas em vários países, mais de 108 escritórios comerciais em vários continentes e mais de 23 mil colaboradores. O Grupo NTN também atende os mercados aeroespaciais e industriais.

Com Centros de Pesquisa e Desenvolvimento no Japão, onde é a sede do grupo, o grupo NTN conta com as referências em inovação e novas tecnologias na França e nos Estados Unidos.

Na liderança desse movimento, temos Christophe Idelon, Vice-Presidente de Aftermarket Automotivo da NTN Europa, que reforça a importância de estarmos próximos do mercado, desenvolvendo soluções personalizadas e inovadoras para cada região. Ao seu lado, Amélie Paviet, Diretora de Marketing EMEA Aftermarket da NTN Europa, responsável por desenvolver nosso portfólio de produtos e posicionar as marcas com uma comunicação alinhada ao compromisso premium da empresa em toda a Europa, Oriente Médio, África e Brasil.

 

NTN Brasil

O Brasil possui uma frota com mais de 65 milhões de veículos em circulação sendo 46 milhões de veículos leves. Esse cenário dinâmico e altamente competitivo exige ações específicas da marca, com foco em qualidade, confiabilidade e proximidade com o mercado.

A operação da NTN Rolamentos no Brasil conta com uma estrutura sólida, composta por uma fábrica em Fazenda Rio Grande e um centro de distribuição (Campina Grande) localizados no estado do Paraná. Essa base estratégica permite à empresa atender de forma eficiente todo o mercado nacional e alguns países da América Latina, reforçando seu compromisso com a qualidade, agilidade e proximidade com os clientes brasileiros e latinos.

Juntas, as marcas NTN e SNR formam uma oferta global que une o melhor da tecnologia japonesa, tradição francesa e produção brasileira entregando soluções premium para o mercado automotivo.

Com um portfólio amplo e diversificado, a empresa oferece soluções em rolamentos e componentes para diversas aplicações nos segmentos automotivo e industrial. Entre seus principais produtos estão rolamentos para rodas, cubos de roda, rolamentos de cambio além de soluções específicas para linha pesada e veículos comerciais.

Além da qualidade reconhecida de seus produtos, a NTN Rolamentos do Brasil também tem se consolidado nesse contexto por meio de:

  • Parcerias estratégicas com distribuidores nacionais e regionais, fortalecendo o relacionamento e garantindo a disponibilidade de produtos em todo o território nacional;
  • Visitas guiadas à fábrica, permitindo que clientes e parceiros conheçam de perto o rigor produtivo e o padrão de qualidade NTN;
  • Apoio técnico nacional, com suporte direto aos aplicadores e incentivo à capacitação técnica, promovendo segurança e eficiência no momento da aplicação. Essa atuação próxima ao mercado e aos mecânicos garante confiança, desempenho e parceria de longo prazo.

À frente dessa operação, está Leonardo Araujo, atual Presidente da NTN Brasil. Leonardo assumiu o cargo em 1º de setembro 2024, após três anos como Diretor de Vendas para a região EMEA e Brasil. Com uma visão estratégica e experiência internacional, ele lidera a expansão e consolidação das marcas no país.

NTN Europe & Linha de Produtos

A NTN Europe tem se destacado por oferecer um portfólio técnico robusto, voltado tanto para veículos de passeio quanto para veículos pesados e aplicações de duas rodas. A empresa tem investido fortemente na ampliação de sua linha de produtos para atender às tendências do mercado europeu e global.

Destaques por Linha:

  • Amortecedores (em expansão)
  • Sensores (em expansão)
  • Bombas d’água Elétrica
  • Kits de distribuição (correia dentada) e de sistemas auxiliares (FEAD)
  • Linha pesada (em expansão)

Além disso, graças à sua forte atuação como fornecedora OE (equipamento original), a NTN Europe também atende o mercado de motocicletas e bicicletas, com uma presença crescente em grandes marcas e redes especializadas.

Na linha pesada, a NTN Europe está expandindo sua atuação com foco nos principais fabricantes europeus, como Volvo, Renault Truck, DAF, Mercedes-Benz, Scania, BPW e SAF, cobrindo hoje 85% da frota europeia de caminhões. O portfólio continuará crescendo para acompanhar a demanda do setor.

Soluções para Veículos Elétricos

A NTN tem desenvolvido soluções específicas para atender às exigências dos veículos elétricos, focando em três frentes principais:

  • Rolamentos otimizados para reduzir peso, espaço e ruído;
  • Materiais resistentes a altas temperaturas e velocidades, com proteção contra danos elétricos;
  • Adaptação de sensores e outros componentes voltados à eletrificação.

Uma das inovações mais relevantes é o desenvolvimento de rolamentos para sistemas eAxle, que substituem o motor a combustão e a caixa de câmbio por um conjunto que integra controle eletrônico, redutor e motor elétrico — todos exigindo soluções técnicas avançadas e específicas.

Compromisso com a Sustentabilidade

A NTN Group também tem se destacado por seu compromisso com a sustentabilidade. Em 2023, a empresa obteve avanços significativos:

  • Redução de 3,9% nas emissões atmosféricas
  • Redução de 2,2% no consumo de água
  • Redução de 8,7% no consumo de energia
  • 97% dos resíduos foram reciclados

A meta é alcançar neutralidade de carbono até 2050, com uma primeira etapa de redução de 50% das emissões (escopos 1 e 2) até 2030 — objetivo que deve ser atingido já em 2026, graças a um plano de descarbonização com investimento inicial de € 1,6 milhões por ano.

Um exemplo prático dessa transição é o projeto fotovoltaico na planta da Itália, que hoje cobre 30% da necessidade energética da unidade. Esses esforços renderam à NTN Europe o nível Gold da Ecovadis, reconhecendo seu comprometimento com práticas sustentáveis.

Qualidade e Padrão Franco-japonês com produção local

A força da NTN vem da sua origem: o Japão. Os produtos são desenvolvidos com engenharia de ponta, sendo fabricados com aço de alta qualidade e passando por tratamentos térmicos que garantem maior durabilidade, mesmo sob altas temperaturas (até 140 °C) e altas rotações (até 14.000 rpm).

Entre os destaques estão os rolamentos de esferas, agulhas e rolos cilíndricos para aplicações como colunas de direção, caixas de câmbio e virabrequins, amplamente homologados por fabricantes globais.

Completando sua expertise, destaca-se também a força da marca SNR, cuja origem francesa e aquisição pela NTN em 2008 contribuiu para consolidar um histórico centenário. Com um DNA fortemente ligado à performance e à qualidade de seus produtos, a marca SNR se destaca como preferência das principais montadoras em atuação na Europa, além de manter forte presença no mercado europeu de reposição automotiva.

Serviços Técnicos e Suporte ao Aplicador

A NTN Europe acredita que fornecer peças de qualidade é apenas parte da solução. Por isso, amplia constantemente os serviços voltados ao aplicador, com materiais como:

  • Fichas técnicas detalhadas
  • Vídeos tutoriais
  • Suporte técnico remoto (em desenvolvimento na Europa)

Com a frota tendo sua idade média em elevação e as peças se tornando mais técnicas, o reparador precisa de apoio especializado para lidar com aplicações cada vez mais complexas. No Brasil, seguimos esse mesmo caminho, trabalhando para oferecer suporte contínuo aos aplicadores em todo o país, com agilidade e proximidade.

Filosofia Nameraka

Desde 2021, o Grupo NTN adota a filosofia “Make the world Nameraka”, que guia sua atuação em três pilares:

  1. Inovação – para promover a economia circular e políticas ambientais sólidas;
  2. Expansão do portfólio – alinhada à sua expertise técnica e industrial;
  3. Presença global conectada – atendendo às necessidades específicas de cada mercado, com agilidade e sensibilidade cultural.

 

 

 

 

 

Redes sociais do Grupo NTN:

Instagram: @ntnrolamentosbrasil

Facebook: NTN Rolamentos do Brasil

LinkedIn: NTN Rolamentos do Brasil

 

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475

versocomunicacao@uol.com.br

Solange Suzigan

versocomunicacao1@uol.com.br

(11) 4102-2000/ 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br

https://www.facebook.com/verso.assessoria

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes