Experiências em viagens internacionais garantem aumento da produtividade das retíficas
Empresários de retíficas desenvolvem projeto da primeira máquina para extração de sede válvulas do Brasil a partir de protótipo apresentado na Automechanika, em Frankfurt, na Alemanha.
O empresário Ivo Rückert, proprietário da retífica Motores Trevo, de Itajaí -SC, conheceu a primeira máquina do mundo para extração de sede de válvula durante a visita a Automechanika, em Frankfurt, em 2008. Ao chegar ao Brasil, resolveu desenvolver o projeto com as informações sobre o equipamento, conversando com o presidente do Conarem, José Arnaldo Laguna, que tinha foto da máquina. “Procurei a Metalúrgica RD que aceitou desenvolver a extratora de sede de válvula”, comenta. O projeto foi finalizado em um ano.
Hoje, a extratora de sede de válvulas de 60KWA brasileira, saca uma sede em cabeçote de ferro e cabeçote de alumínio em 2 segundos. As primeiras máquinas foram desenvolvidas e testadas em 2011, garantindo uma redução do custo do equipamento em relação ao importado em mais de 42%, o que viabilizou a aquisição da máquina para as retíficas brasileiras.
“As experiências adquiridas nas viagens técnicas foram muitas: layout, logística agilidade em transportes de mercadorias dentro da unidade, entre outras, o que sempre resultou em aumento de produção na minha empresa”, afirma Ivo Rückert, proprietário da Motores Trevo, relatando que participa das missões empresariais, com os associados à entidade, desde 1996. As viagens também contam com a parte cultural, onde os participantes conhecem a história, os costumes e a gastronomia de outros países.
Na primeira viagem, em setembro de 1996, o empresário lembra que o faturamento mensal de sua retífica era R$ 80 mil. Ao visitar várias retificas e oficinas na Europa, fez diversas modificações baseadas nas ideias que viu. Em 31 de janeiro de 1997, conseguiu fechar o mês com faturamento de R$ 120 mil, crescimento de 66% somente com medidas de novas práticas.
Durante as viagens, o empresário busca informações, fotografa o que há de melhor em ferramentas e máquinas e traz ferramentas pequenas para sua retífica. Outras ele desenvolve dentro da empresa. Segundo Rückert, o mais importante nas viagens técnicas é a comunicação que envolve os empresários. “Fala-se em retífica de motores o tempo todo. Cada um conta a sua história, dificuldades e vitórias, trocando muitas informações. Isto é um ponto forte das Missões Empresariais. Sempre repito, ao retorno de cada missão: Fiz mais uma faculdade”, ressalta.
Empresários do setor de retíficas podem conhecer as novidades do setor ao redor do mundo por meio das Missões Empresariais promovidas pelo Conselho Nacional de Retíficas de Motores. São programadas viagens para as principais feiras de mecânica, autopeças e equipamentos realizadas em vários países, além de visitas técnicas às retíficas e indústrias de máquinas, assim como roteiro cultural que permite conhecer montadoras.
Para 2013, a Missão Empresarial do Conarem tem como destino a Autopromotec, a mais importante feira de reparação veicular da Itália, realizada de 22 a 26 de maio, em Bologna, na Itália.
Além de participar da feira, os empresários do setor de retíficas visitarão o maior fabricante de máquinas de retíficas da Europa – a Berco, empresa pertencente ao ThyssenKrupp Technologies, em Copparo, na Itália, e duas retíficas de motores: a VEGE, em Tunis, na Tunísia (norte do continente africano), a maior do mundo, e a BR, na Itália. Na oportunidade, os participantes também poderão conhecer os museus e fábricas da Ferrari, Lamborghini e Ducati – motos.
A parte turística da viagem inclui Roma, Florença, Bologna, Veneza, Túnis e, ainda, a possibilidade de uma parada ao final em Paris.
O programa terá tradutores simultâneos nas visitas, na parte turística e nas negociações. O retorno da viagem está programado para dia 02 de junho, sem a rota de Paris.
Resumo do roteiro
Data |
Feira |
Visitas técnicas |
Turismo |
20 a 06 de junho | Autopromotec – Itália | equipamentos Berco, retíficas: BR (Itália) e VEGE (Tunísia) fábricas automotivas Lamborghini, Ferrari e Ducati (motos)
|
Roma, Florença, Bologna, Veneza, Tunis e Paris |
As inscrições poderão ser feitas diretamente no Conarem por meio do telefone (11) 5594-1010 ou pelo e-mail: ricardo@conarem.com.br. Por ser uma viagem técnica, a recomendação da entidade é que providenciem em breve as reservas, pois as vagas são limitadas.
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Majô Gonçalves – MTB 24.475
(11) 4102-2000 / 99905-7008
www.versoassessoriadeimprebsa.com.br