Setor de retífica investe em práticas sustentáveis

18/01/2013 por Majô Gonçalves em Conarem
Nenhum Comentário

Retífica Ituiutaba, integrante da Rede Nacional de Retíficas Conarem, adota práticas sustentáveis para proteger meio ambiente e gera também mais qualidade de vida para colaboradores, melhor desempenho de funcionários e redução de custos na empresa.

 A Retífica Ituiutaba, localizada no Triângulo Mineiro, implantou práticas sustentáveis, tornando-se um exemplo de como empresas do segmento podem reduzir o impacto de suas atividades e serem reconhecidas por essas ações benéficas ao meio ambiente.Todo o processo de implementação do projeto foi acompanhado pelo Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, que teve participação ativa, oferecendo suporte e orientação necessária.

Para Rhusbel de Oliveira, proprietário da retífica, é muito importante cultivar a prática sustentável para garantir a sobrevivência das pessoas e também do planeta. Segundo o empresário, além de proteger o meio ambiente, as questões sustentáveis trazem mais qualidade de vida para os funcionários, bem como melhoria de desempenho profissional e da imagem da retífica, fundada, há 37 anos, por Divino Gervásio, pai do Rhusbel.

Os investimentos em ações sustentáveis na empresa começaram por causa das exigências do processo de credenciamento à Rede Conarem. “Acreditávamos que a retífica precisava causar boa impressão aos clientes. Fomos implantando ações sustentáveis com ajuda de um projeto arquitetônico bem elaborado e verificamos que os clientes aprovaram, gostaram dos diferenciais e passaram a comentar com outras pessoas”, disse Rhusbel.

Hoje, a empresa conta com caixa separadora de óleo e água. Há também recipientes para a coleta seletiva de resíduos, como papel, metais, plásticos e outros materiais que precisam de uma destinação adequada. A venda de sucata e óleo usado dá um retorno de até 0,5% do faturamento.

Tetos de vidro e jardins internos ajudaram a economizar energia elétrica. A redução na conta de energia alcançou uma redução próxima a 5%. Os climatizadores de ambiente aplicados na produção são à base de água e pela região ser bem quente, geraram um conforto térmico que aumentou o bem estar da equipe produtiva e, por conseguinte maior produtividade. Por ser uma área de produção mecânica o ruído em alguns departamentos acaba sendo alto e a implantação do isolamento acústico gerou conforto, menos estresse para os colaboradores e foi realizado de forma econômica, através da aplicação de cartela de ovos nas paredes.

As iniciativas sustentáveis não param por aí. A empresa conscientizada pelo Conarem também deixou de usar óleo diesel na limpeza das peças dos motores e passou a utilizar produto biodegradável. Todo o piso foi revestido por uma resina epóxi, impermeável para que não ocorra à contaminação do solo, além de reduzir o desgaste e refletir melhor a iluminação no ambiente produtivo, fato que propicia mais conforto e segurança ao trabalhador.

 

“Inicialmente, os investimentos pareciam elevados, mas, ao longo do tempo, fomos observando os resultados positivos – novos clientes, conquista de certificados de renomadas fabricantes de motores do País, além dos benefícios ao meio ambiente e redução de custos e aumento do conforto, produtividade e satisfação da equipe. Concluímos que o investimento em melhorias gerou um grande diferencial para a nossa empresa, todos saíram beneficiados – clientes pela melhoria da qualidade, equipe pela segurança e conforto e a  empresa pelo aumento de faturamento ao receber novos consumidores.”, finaliza.

Saiba mais sobre o CONAREM – Criado em 1998, o Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, teve início como a primeira câmara especializada do Sindirepa – SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo. Com a evolução dos trabalhos e a necessidade de representar as empresas de retificas, o Conarem se tornou uma entidade nacional voltada para atender às necessidades da área de serviços de motor e garantir o desenvolvimento do setor. Órgão de representação nacional, a entidade possui 350 empresas associadas em todo o País, sendo que 150 fazem parte da rede nacional de retíficas.

A entidade representa o segmento retificador de motores do país, congrega a associação estadual ARERGS e trabalha em parceria com ARESC e com os sindicatos patronais estaduais (Sindirepas de SP/RS/SC/MG/ES/GO/MT/RO/BA/PE), oferecendo treinamentos específicos para retificadores, palestras técnicas gratuitas para os reparadores de veículos e ainda disponibiliza o maior acervo técnico de motores nacionais e importados através de um site estruturado em banco de dados, normas técnicas e orientações para consulta, além de seu site servir como fonte de informações para o mercado motor.

Para obter mais informações e consultar a rede nacional de retíficas, acesse o site www.conarem.com.br .

 Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Majô Gonçalves – MTB 24.475

versocomunicacao@uol.com.br

Solange Suzigan

versocomunicacao1@uol.com.br

(11) 4102-2000 / 99905-7008

www.versoassessoria.com.br

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes