Conarem conhece novas tecnologias de fabricantes de autopeças nos Estados Unidos

03/02/2014 por Majô Gonçalves em Conarem,Mercado de reposição
Nenhum Comentário

Motores cada vez menores e nova tecnologia que evita desgaste de peça são alguns dos projetos que os representantes do Conarem tiveram acesso.

Representantes do Conselho Nacional de Retíficas (Conarem) visitaram um dos maiores fabricantes de autopeças do mundo, que produz pistões, anéis, camisas, bronzinas, velas de ignição, rolamentos, guias e sedes de válvulas, entre outras, o grupo industrial Federal Mogul. “Conhecemos a linha motor, como a bronzina de alumínio com silicone que não se desgasta, e a linha de pistões diesel bi-articulados, desenvolvida com alta tecnologia”, comenta José Arnaldo Laguna, presidente do Conarem. Também foi detalhado com clareza o processo de certificação que estão realizando em suas plantas e produtos, conforme exigência do mercado brasileiro. Foi entregue uma listagem completa descrevendo a situação de cada fábrica e sua linha de produtos certificados ou em processo.

“O foco das pesquisas está na redução do peso e do atrito, pois os motores tendem a ser cada vez menores e terão aplicação de turbos compressores, combinados com injeção de combustível de alta pressão para obter melhor performance e cada vez menos emissões”, ressalta.

De acordo com Laguna, bombas de óleo e de água são outros produtos que passam por um processo evolutivo, pois terão uma estrutura operacional variável, conforme a necessidade do motor. “Ficamos impressionados com as técnicas aplicadas e a sofisticação dos projetos em desenvolvimento”, diz. No laboratório, os representantes da entidade também puderam conferir como são medidas as temperaturas das peças em operação normal de uso. “São centenas de pontos monitorados que gerarão relatórios sobre a evolução das peças e os pontos críticos de cada uma”, afirma.

Em Southfield, cidade que abriga o edifício sede da Federal Mogul, também foi apresentada um pouco da história da empresa, que está no mercado, há 110 anos, e tem importante participação no mercado mundial, produzindo mais de 5.300 itens.

Na oportunidade, os empresários também conheceram um dos três edifícios da Delphi Automotive, que compõem o Head Quarter mundial, em Troy, onde tiveram contato com as últimas tendências tecnológicas, adotadas pela empresa, com destaque para a conectividade. “Ao apresentar defeito no carro em circulação, a fábrica já identifica o que deve ser reparado e informa, simultaneamente, o proprietário do veículo e a oficina de reparação cadastrada”, explica. Um vídeo também contou os mais de 100 anos da Delphi, desde a sua fundação até hoje.

Os retificadores estiveram ainda na Rottler, em Seattle. “Os empresários do setor de retíficas conhecem bem a marca deste fabricante, presente em todas as melhores retificadoras de motores do mundo”, finaliza.

Saiba mais sobre o Conarem – Criado em 1998, o Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, teve início como a primeira câmara especializada do Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo. Com a evolução dos trabalhos e a necessidade de representar as empresas de retificas, o Conarem se tornou uma entidade nacional voltada para atender às necessidades da área de serviços de motor e garantir o desenvolvimento do setor. Órgão de representação nacional, a entidade possui 350 empresas associadas em todo o País, sendo que 150 fazem parte da rede nacional de retíficas.

A entidade, que congrega as principais associações estaduais ARERGS e ARESC e trabalha em parceria com os sindicatos estaduais (Sindirepas de SP/RS/SC/MG/ES/GO/MT/RO/BA/PE/TO), oferece treinamentos específicos para retificadores, palestras técnicas gratuitas para os reparadores de veículos e também possui um banco de dados, normas técnicas e orientações para consulta, além de seu site servir como fonte de informações para o mercado motor.

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes