Nakata lança cartilha sobre certificação de autopeças para orientar o mercado de reposição

16/06/2014 por Majô Gonçalves em Mercado de reposição,Nakata
Nenhum Comentário
cartilha-nakata
A cartilha sobre a certificação compulsória de autopeças ajuda a difundir informação e sanar eventuais dúvidas de lojistas e reparadores sobre prazos, assim como destaca códigos de produtos para facilitar a consulta. O prazo para comercialização de amortecedores e outros itens, de acordo com a portaria nº 301 de 21/07/2011, é 25 de julho de 2014.

A Nakata, fabricante de autopeças com uma linha completa de componentes para suspensão, transmissão, freios e motor, pertencente à Affinia Automotiva, lança nova cartilha com informações detalhadas sobre o processo de certificação compulsória de autopeças, que determina, por meio da portaria nº 301 de 21/07/2011, a comercialização de diversos componentes com o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), entre eles, amortecedores de suspensão. “A certificação com o selo do Inmetro estimula o desenvolvimento do mercado de reposição, garantindo a comprovação de qualidade dos produtos e segurança para os consumidores. Por isso, devido à importância dessa medida, a Nakata está distribuindo gratuitamente cartilhas sobre o assunto para sanar eventuais dúvidas de lojistas e reparadores”, afirma a gerente de marketing da Affinia, Sabrina Carbone.

Além de dados detalhados sobre o processo, a cartilha aborda a finalidade, os produtos que devem apresentar o selo de certificação e outras dicas relacionadas à certificação de autopeças, bem como os prazos de comercialização.

A Nakata, que segue os padrões de qualidade internacionais exigidos pelas montadoras e rigoroso controle de qualidade dos produtos certificados por vários órgãos, recebeu a certificação de conformidade do Inmetro para amortecedores, em novembro de 2012. A homologação envolveu criterioso processo, seguindo as exigências estabelecidas pela norma NBR 13308/2010 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Todo o processo de certificação foi realizado pelo organismo de certificação  internacional SGS ICS.

No caso de amortecedores de suspensão, a obrigatoriedade do selo do Inmetro para fabricantes e importadores entrou em vigor em janeiro de 2013. Para distribuidores, o prazo para comercialização se encerrou em julho de 2013 e para o varejo termina no mês que vem (julho de 2014). A portaria exige o selo do Inmetro para amortecedores no mercado de reposição destinados a veículos fabricados a partir de janeiro de 2000. Há algumas exceções que estão destacadas na cartilha.

O selo do Inmetro é gravado na peça e também na embalagem para facilitar a visualização. Segundo a gerente de marketing da Affinia, o aplicador pode usar também a cartilha para informar o seu cliente sobre esta importante medida que contribui para a segurança não só dos ocupantes do veículo, mas também do trânsito.

A cartilha da Nakata sobre a certificação do Inmetro também está disponível em versão on-line pelos siteswww.sincopecas.org.brwww.nakata.com.br.

Sobre a Nakata:

A Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição automotiva com uma linha completa de componentes para suspensão, transmissão, freios e motor, faz parte da Affinia Automotiva presente no Brasil desde 2004, com quatro unidades de negócios, incluindo fábrica, sede administrativa e dois centros de distribuição.  Além da Nakata, a Affinia, que tem operações totalmente voltadas ao mercado da reposição automotiva, com amplo portfólio de produtos, também comercializa as marcas Spicer e Wix.

A empresa dispõe de central de atendimento, catálogos eletrônicos, entre outros serviços. Participa do Programa Carro 100% / Caminhão 100%, iniciativa inédita no País que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo. Mais informações no site: www.affinia.com.br.

No mundo – A Affinia Automotiva pertence à Affinia Group, multinacional norte-americana líder mundial em fabricação e distribuição de componentes automotivos para o mercado de reposição, conta com 11 mil colaboradores, tem plantas em 11 países e comercializa produtos para mais de 70 países da América do Norte e Sul, Europa e Ásia.

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes