Visitas a feiras internacionais ampliam conhecimento de empresários do setor de retíficas
Grupo de empresários visita feira de autopeças, fábricas, concessionárias e museus na Alemanha para conhecer inovações tecnológicas, em processos e produtos, e usar o conhecimento no negócio.
Com a finalidade de fazer contato com os principais fornecedores de equipamentos e peças automotivas, buscar novas soluções para os negócios e trocar experiências com outros parceiros do setor, grupo de empresários de retíficas de motores participou da Automechanika Frankfurt, maior feira de equipamentos, ferramentas e autopeças da Europa, que aconteceu em setembro, na Alemanha. “Além de visitarmos uma das mais prestigiadas feiras do setor automotivo no mundo, tivemos também a oportunidade não só de conhecer os processos e a tecnologia aplicada em diversas fábricas, mas também a história presente nos museus”, afirma José Arnaldo Laguna, presidente do Conselho Nacional de Retíficas de Motores (Conarem).
Na Deutz, os empresários estiveram um dia antes da fábrica completar 150 anos de atividade, onde conheceram as instalações fabris e o museu da empresa. “A cada 2 minutos e 30 segundos sai um motor da linha de produção, o ciclo total para montagem é de 4 horas, para, em seguida, ir para o ensaio de quinze minutos em dinamômetro”, comenta. Na visita, à fábrica da KSPG, em Neckarsulm, conferiram o alto grau de automatização das linhas produtivas, a logomarca do Inmetro fundida nos pistões, fato que comprova a certificação da planta para fornecimento ao Brasil e ainda conheceram a divisão especializada em produzir peças para motores aplicados em navios, locomotivas e equipamentos de uso mais restrito. Na mesma cidade, estiveram na linha de produção do A8 na unidade fabril da Audi, o maior veículo desta marca, que possui toda a sua estrutura de chassi e chapeação composta de alumínio. A matriz possui em anexo a concessionária Audi Forum, um local misto composto por um grande show-room, revenda de veículos, oficina de reparos, loja de acessórios, souvenirs e ainda um bem montado museu retratando a história da marca.
Em Stutgart, no centro de treinamentos da Bosch, conheceram a nova linha de produtos da marca para a área de motor e novas tecnologias que serão aplicadas nos veículos, como o sistema common-rail combinado com o SCR, catalisador Bosch Denoxtronic que injeta ureia nos gases, após a saída do motor, reduzindo em 90% o NOX² e transformando os gases em nitrogênio e água.
Na Mercedes-Benz, os empresários foram visitar a concessionária da fábrica e o novo museu, onde está exposto a réplica do primeiro carro do mundo, produzido em 1886, por Gottlieb Daimler, Wilhelm Maybach e Karl Benz. Também conheceram o museu da Porsche, que reúne as primeiras criações de Ferdinand Porsche, os veículos de competição até os modelos, atualmente, em produção.
A entidade já promoveu diversas missões empresariais a feiras, desde sua fundação em 1998, entre elas, a Expo FIRA, em Córdoba, na Argentina, Autopromotec, na Itália, e MEMA/SEMA e AAPEX Show, nos Estados Unidos.
Saiba mais sobre o Conarem – Criado em 1998, o Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, teve início como a primeira câmara especializada do Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo. Com a evolução dos trabalhos e a necessidade de representar as empresas de retificas, o Conarem se tornou uma entidade nacional voltada para atender às necessidades da área de serviços de motor e garantir o desenvolvimento do setor. Órgão de representação nacional, a entidade possui 350 empresas associadas em todo o País, sendo que 150 fazem parte da rede nacional de retíficas.
A entidade, que congrega as principais associações estaduais ARERGS e ARESC e trabalha em parceria com os sindicatos estaduais (Sindirepas de SP/RS/SC/MG/ES/GO/MT/RO/BA/PE/TO), oferece treinamentos específicos para retificadores, palestras técnicas gratuitas para os reparadores de veículos e também possui um banco de dados, normas técnicas e orientações para consulta, além de seu site servir como fonte de informações para o mercado motor.