Banco de dados do Conarem com mais de 4.800 informações facilita trabalho nas retíficas
Associados podem ter acesso há um banco de dados 24 por dia, para sanar dúvidas ou contar com benefícios exclusivos.
O Conselho Nacional de Retíficas de Motores (Conarem) conta com um banco de dados técnicos com informações de 4.852 aplicações em veículos de operação terrestre, industrial e náutica. “Estes dados são fundamentais para os empresários e profissionais do setor de retíficas, pois os auxiliam no dia a dia da empresa”, afirma José Arnaldo Laguna, presidente da entidade. Segundo Laguna, o banco de dados é fruto de anos de pesquisas realizadas em manuais, catálogos, prospectos e outros documentos técnicos publicados por fabricantes, que foram agrupados num sistema informatizado prático, rápido e disponível 24 horas, apenas para os associados. “Este levantamento garante a execução dos serviços de acordo com as especificações e recomendações do fabricante”, explica.
Como Associado Técnico Conarem, a empresa tem acesso ao Banco de Dados Técnico, já como Associado Pleno, a empresa usufrui do Banco de Dados Técnico, portal Conarem, produtos com preços diferenciados, treinamentos técnicos gratuítos, o Informativo Conarem e as Missões Empresariais. As empresas credenciadas à Rede Nacional Conarem tem maiores benefícios como o Certificado de Garantia, Termo de Responsabilidade, RAED – Relatório de Análise e Exame Dimensional, Placas de Identificação Rede Conarem, Licitações Públicas, Acordos Comerciais, Rede União Nacional de Autopeças, financiamento pelo cartão de crédito com juros abaixo do mercado, Tele Cheque, benefícios comerciais e técnicos em grandes empresas como Cummins, MWM, Perkins, Deutz, Yanmar, Lombardini, Garret, Takao e Colven, ainda auxilio na área de Seguros, Equipamentos, Suporte Técnico em Garantia.
Normas ABNT – Fator considerado primordial para assegurar a qualidade da execução de serviço retífica de motores, a norma técnica ABNT-NBR 13.032, criada no final da década de 90. Em 2005, foi revisada para estar atualizada de acordo com a nova realidade do mercado e tecnologias. Para a revisão desta norma técnica, o Conarem convidou fabricantes de motores, peças, retificadores de todo o País, que juntos, realizarem o trabalho que durou dois anos. Logo depois, mais uma norma foi criada para auxiliar o setor – NBR 15.831, que estabelece os procedimentos para a Reinstalação de Motores. “Dados técnicos e normas ajudam as retíficas na organização do negócio, capacitação e na execução dos serviços com excelência. Por isso, a entidade trabalha constantemente em busca de informações sobre os novos produtos do mercado”, conclui Laguna.
Saiba mais sobre o Conarem – Criado em 1998, o Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, teve início como a primeira câmara especializada do Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo. Com a evolução dos trabalhos e a necessidade de representar as empresas de retíficas, o Conarem incorporou as principais associações estaduais e tornou-se uma entidade nacional voltada para atender às necessidades da área de serviços de motor e garantir o desenvolvimento organizado e sustentado do setor. Órgão de representação nacional, a entidade possui 350 empresas associadas em todo o País, sendo que 150 fazem parte da rede nacional de retíficas.
A entidade, que congrega as principais associações estaduais ARERGS e ARESC e trabalha em parceria com os sindicatos estaduais (Sindirepas de SP/RS/SC/MG/ES/GO/MT/RO/BA/PE/TO), oferece treinamentos específicos para retificadores, palestras técnicas gratuitas para os reparadores de veículos e também possui um banco de dados, normas técnicas e orientações para consulta, além de seu site servir como fonte de informações para o mercado motor.