Workshop Sindirepa-SP destaca facilidades do meio digital para reparadores

15/07/2016 por Majô Gonçalves em Sindirepa
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Evento reuniu especialistas em internet, fabricantes e reparadores.

O meio digital, que está em processo de transformação contínua, pode trazer inúmeros benefícios e facilidades para o setor de reparação. O ambiente digital ajuda a economizar tempo no dia a dia. Pode gerar diversos contatos com novos clientes. Com informações diárias e gratuitas, é um meio de obter informações e aprendizado, como dados de catálogos de autopeças online, publicados pelos fabricantes. Há ainda possibilidade de ver vídeos e tirar dúvidas técnicas. Foram algumas das vantagens de utilizar o meio digital, apontadas por Alexandre de Freitas, que atua há mais de 20 anos no mercado digital, passando por empresas como IMS Internet Media Services, Catho, Discovery Communications e UOL, no I workshop do Sindirepa-SP, que reuniu dezenas de reparadores, na sede da Fiesp, em São Paulo-SP.

“É preciso criar e desenvolver a presença do negócio de vocês no ambiente digital para aproveitar o que este instrumento pode trazer, como gerar maior volume de vendas, ser mais eficiente e ainda sobrar mais tempo para nos dedicarmos a outras coisas”, afirmou Freitas, ressaltando que os resultados não aparecem de dia para a noite.

O palestrante deu várias dicas aos empresários sobre o que devem fazer no meio digital:

– Adotar as melhores práticas que a experiência mostra diariamente;

– Ter planejamento de médio e longo prazos;

– Buscar ajuda profissional para usar as ferramentas mais adequadas ao negócio e à complexidade exigida.

Depois da sua apresentação, foi promovido um painel de debates com a presença de Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP e Nacional; Sabrina Carbone, gerente de marketing da Nakata; Vinicius Dias, um dos fundadores do Shopping online Canal da Peça; Marcelo Santiago, gerente de e-commerce da GM; Alfredo Bastos Jr, gerente de marketing da MTE-Thomson e o moderador Marcelo Gabriel, diretor da Cinau.

Os participantes falaram sobre os desafios para alcançar o público-alvo no meio digital, sejam consumidores, reparadores, varejistas ou distribuidores de autopeças. Fiola, presidente da entidade, ressaltou que usa a internet em 100% do tempo, seja quando abre o dia com o registro do funcionário, abre e-mails, vistorias, faz orçamentos, tira dúvidas de diagnósticos e usa até mídias sociais para divulgar promoções e a resposta é bem positiva.

O evento, organizado pela Insight Trade, contou com o apoio do Canal da Peça, Cesvi, KSPG, MTE-Thomson, Nakata, Orion e Peça Chevrolet.

Confira os depoimentos dos participantes do painel:

Sabrina Carbone – gerente de marketing da Nakata

Sabrina destacou que o marketing possui um sistema de planejamento e diferentes formas para atingir cada público. “É fundamental traçar o público da oficina e segmenta-lo para se comunicar com cada um”, disse a gerente, dirigindo-se aos reparadores. Ela explicou que a Nakata está em diversas mídias, inclusive o rádio para falar com o consumidor final e os profissionais do setor. “Vocês precisam atingir o público de uma maneira mais direta, por isso pensem no meio digital porque é mais rápido e com menor investimento”, conclui.

Alfredo Bastos Jr – gerente de marketing da MTE-Thomson

Bastos disse que o sistema digital da MTE-Thomson foi desenvolvido e, em seguida, começaram as medições. Há 3 mil visualizações por dia e 10 mil alunos, entre eles, estudantes, mecânicos e consumidores, num curso online.

Marcelo Santiago – gerente de e-commerce da GM

Santiago, da GM, falou sobre a necessidade de mudança cultural, pois o digital está presente no dia a dia, mas ainda há dificuldade de como ela pode auxiliar no negócio. Quando questionado sobre como lidar com os clientes que não gostam da web, Santiago disse que é preciso mostrar valor, benefícios da internet e os recursos que outros canais não possuem.

Vinicius Dias –  um dos fundadores do Shopping online Canal da Peça

Dias, do Canal da Peça, destacou que a internet é um meio para procurar peças, preços, informações técnicas, entre outras. “A web é aberta e democrática e o Canal da Peça é um portal aberto e os internautas podem tirar o máximo de informações. Unimos informação técnica, preço, entrega e o acesso a quem busca isto”, finalizou.

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