Compliance e ética podem trazer diversos benefícios aos negócios

28/02/2019 por Majô Gonçalves em Abrafiltros,Evento
Nenhum Comentário

 

Valorização da marca, mapeamento e mitigação dos riscos, combate à corrupção e à impunidade, valorização da integridade e transparência estão entre os ganhos das empresas que contam com compliance e ética.

 

Mapeamento e mitigação dos riscos, eliminação e/ou redução das contingências, conscientização e segurança para os profissionais, reconhecimento do mercado e valorização da marca. Estes são os benefícios do compliance, que foram apontados pelo Prof. Ary Silveira Bueno, fundador da ASPR, empresa especializada em serviços profissionais de Gestão: Contábil (IFRS), Custos, Tributária, Trabalhista, Financeira, Econômica, Societária e em Sistemas (ERP), na palestra “Compliance e Ética nos negócios”, realizada na sede da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais. “O compliance é o rol de medidas internas que visa prevenir e minimizar os riscos de não cumprimento de leis, normas, princípios, por agente econômico, sócios e profissionais”, explicou o palestrante.

Durante sua apresentação, Bueno apontou alguns fatores relevantes que envolvem o compliance, entre eles, a gestão de profissionais, particularidades de cada segmento, ciência contábil, exercício da profissão contábil, segurança na tecnologia da informação. “Não é possível iniciar qualquer ação empreendedora sem levar em consideração os colaboradores e para ter sucesso é necessário cuidar da gestão dos profissionais, bem como é fundamental conhecer com profundidade o segmento em que se atua”, afirmou. Outro ponto decisivo no compliance, segundo o palestrante, é ter a contabilidade trabalhando em seu favor. No entanto, para ele, o requisito mais delicado é a segurança da tecnologia da informação, onde todo o cuidado é necessário. “A gestão de compliance, que permeia toda a estrutura da empresa, fecha o circuito que iniciou com as pessoas”, completou.

 

Para explicar a ética, Bueno citou uma frase do filósofo Mário Sérgio Cortella: “Ética é conjunto de valores e princípios que usamos para responder a três grandes questões da vida: Quero? Devo? Posso? Nem tudo que eu quero eu posso; nem tudo eu posso eu devo; e nem tudo que eu devo eu quero. Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer é ao mesmo tempo o que você pode e o que você deve”.

 

Em seguida, falou que uma economia praticada, segundo padrões elevados de ética, implica em combate à corrupção e à impunidade, valorização da integridade e transparência, estímulo à concorrência leal e à cooperação, respeito às leis e regras de negócio e aos direitos das diferentes comunidades, etnias e grupos sociais.

 

Para João Moura, presidente da Abrafiltros “o tema é de grande relevância socioeconômica e, nos últimos anos, tem ganhado cada vez mais espaço no cenário mundial, pois diminui os riscos de sanções legais, perdas financeiras e até reputação institucional. Então trazer esse assunto para discussão é de suma importância para sociedade e a Abrafiltros tem a missão de contribuir com esse processo”.

 

O próximo evento do Ciclo de Palestras Abrafiltros 2019 será realizado no dia 21 de março, das 11h às 12h30, e em comemoração ao dia mundial da água, terá como tema “A água que você não vê – O universo por trás das torneiras, galões e garrafas”, com Edgar Mascarenhas, profissional com mais de 30 anos de experiência na área e atualmente é gerente do departamento técnico do Grupo Europa.

 

Sobre a Abrafiltros:

Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes  ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.

 

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475

versocomunicacao@uol.com.br

Solange Suzigan

versocomunicacao1@uol.com.br

(11) 4102-2000/99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br 

https://www.facebook.com/verso.assessoria

 

 

 

 

 

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes