Como se preparar para um mundo cada vez mais exponencial

14/07/2022 por Solange em Abrafiltros,Evento,Mercado de reposição
Nenhum Comentário

 

Será preciso transformar pessoas e negócios. Inovação, adaptação, abertura para aprender constantemente, Lifelong Learning, educação e PD&I são palavras-chaves neste processo.

 

Estamos vivendo num mundo exponencial, com um ritmo frenético de transformações. O futuro trará ainda mais velocidade às mudanças, com novos caminhos e protagonismos, transcendendo tecnologia, com expressivos desafios. Mas, o aspecto humano é que vai fazer a diferença. A nova economia irá abrir mais portas que fechar. No entanto, o profissional deverá ser outro. Precisará ter uma mentalidade de crescimento e adotar o Lifelong Learning, adotando uma postura aberta ao conhecimento. Foi o que afirmou Prof. Dr. Gustavo Donato, Reitor do Centro Universitário FEI, na palestra “Tendências, desafios e oportunidades do hoje e do amanhã: como nos preparamos?”, promovida, no dia 23 de junho, pela Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, evento que marcou não só o retorno das atividades presenciais e do Ciclo de Palestras da associação, mas também os 16 anos de sua fundação. Será necessário um novo mindset, migrando do mindset fixo para o progressivo, e com abertura para aprender, para se adaptar devido às inovações disruptivas e enxergar novas oportunidades.

“Precisamos ver o que acontece em nosso entorno”, disse o reitor, explicando que, nos últimos 10 anos, surgiram os veículos híbridos, elétricos, drones autônomos, entre outros. A mobilidade se modificou e a velocidade será cada vez maior com relação às transformações. Mas, se avaliar o ciclo completo de impacto ambiental, um patinete elétrico dependendo da matriz energética pode emitir mais CO2 do que um veículo a combustão ou híbrido movido a etanol.

 

Surgirão novos modelos de negócios, novos mercados, problemas e soluções. Mas, as pessoas e PD&I – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, serão fundamentais nesta mudança de era. A sociedade buscará reequilíbrio, passará de individualista para coletiva e colaborativa; a energia fóssil para verde renovável; o ganha-perde para o ganha-ganha, com foco na sustentabilidade e bem-estar.

 

Segundo Donato, tanto a academia como as empresas, precisarão vencer desafios e entender melhor o momento e a transformação. “Tem muito a ver com a conjuntura do país e a macroeconomia, com pessoas mais preparadas tanto em tecnologia como em valores humanos, e com a inovação e competitividade”, enfatizou.

 

Disse que para enfrentar tantas transformações, migrar do forecast para o foresight ajuda, mudando a construção de cenários pontuais do futuro para panoramas mais abrangentes. “Quanto antes prevermos o futuro para construí-lo maior será o sucesso”, afirmou.

 

Durante a palestra, falou também sobre megatendências, entre elas, citou o crescimento populacional, urbanização e aumento da longevidade, estimulando  o setor agro e bioeconomia, saneamento, saúde e bem-estar, novos modelos de convívio e trabalho; manufatura e produção inteligentes; desenvolvimento sustentável e economia compartilhada; eficiência energética; mobilidade e conectividade, entre outras. Destacou também o crescimento da robótica e inteligência artificial, baterias e sensores e manufatura digital.

 

Ao final, ressaltou que a educação é fundamental neste contexto, que deverá agregar ao conteúdo as competências, passar as metodologias passivas para ativas, estimular a criatividade, o pensamento crítico e o Lifelong Learning.

 

 

Sobre a Abrafiltros:

Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial, tratamento de água, efluentes e reúso, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.

 

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Majô Gonçalves – MTB 24.475

versocomunicacao@uol.com.br

Solange Suzigan 

versocomunicacao1@uol.com.br

(11) 4102-2000 / 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br

https://www.facebook.com/verso.assessoria

 

 

 

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes