Descarte Consciente Abrafiltros reciclou cerca de 5 milhões de filtros automotivos no Espírito Santo em 2024
Programa de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, que está implantado no Espírito Santo desde 2015, reciclou até 2024 o total de 4,97 milhões de filtros, com 914 pontos de coleta em 41 cidades capixabas. A expectativa é assinar Termo de Compromisso com novas metas em 2025.
Implantado em julho de 2015 no Espírito Santo, o programa Descarte Consciente Abrafiltros, sistema de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo encerrou 2024 com excelentes números e já reciclou 4.97 milhões de filtros, equivalentes a 1.83 milhões de quilos no Estado. Só em 2024 foram reciclados 1.176.186 filtros, que representam 434 toneladas em 914 pontos de coleta em 41 municípios capixabas.
“O programa Descarte Consciente Abrafiltros é tido como referência pelos órgãos públicos. Ele foi pioneiro e só chegou até aqui devido à união do grupo de empresas associadas, pela gestão assertiva e pela criteriosa operação logística realizada pelas empresas do Grupo Supply Service, que coleta, transporta e faz toda a reciclagem dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo”, afirma João Moura, presidente executivo da Abrafiltros, lembrando também do trabalho da equipe da Abrafiltros e empresas parceiras do setor jurídico e comunicação.
Como funciona o programa – Marco Antônio Simon, gestor do programa Descarte Consciente Abrafiltros, explica que após o uso, o filtro do óleo lubrificante automotivo passa a ser considerado Resíduo Perigoso Classe I por estar contaminado pelo OLUC – Óleo Lubrificante Usado Contaminado, conforme a Norma ABNT NBR 10.004. Por isso, desde o gerador deve ter acondicionamento específico, coleta e transporte adequados até o processamento ambientalmente correto.
“Todos os elementos do filtro são 100% reciclados e não há destinação para aterros sanitários”, esclarece o gestor, ressaltando que o produto não retorna para a cadeia de filtros e é de baixo valor agregado, sendo o processo de custo elevado por necessitar de maquinário customizado. Na reciclagem, cerca de 2% dos resíduos são OLUC, que vão para rerrefino; 23% são metais das carcaças dos filtros, seguem para reprocessamento em siderúrgicas; os outros 75% são elementos filtrantes, que vão para coprocessamento em cimenteiras. Todo o processo desde a coleta, transporte e tratamento dos resíduos é realizado pelas empresas do Grupo Supply Service, que, inclusive, por ser uma empresa autorizada pela ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – faz também o rerrefino do OLUC.
Espírito Santo deve regulamentar a legislação para apresentar metas para próximos anos – Para este ano, está prevista reciclagem de 541.024,37 quilos em 942 pontos de coleta em 45 cidades espírito-santenses, números relacionados a metas internas, pois a legislação ainda precisa de regulamentação.
“No Espírito Santo já há o Decreto 5655-R, que discorre sobre as diretrizes para implementação, estruturação e operacionalização da responsabilidade pós-consumo no Estado, mas a legislação ainda precisa ser regulamentada para ocorrer a apresentação da proposta de metas para os próximos anos. Esperamos a assinatura de novo Termo de Compromisso ainda em 2025”, comenta Simon.
Atualmente, 37 fabricantes de filtros automotivos e 62 CNPJs abrigados no sistema participam do programa Descarte Consciente Abrafiltros, que está em operação em quatro estados – São Paulo, desde 2012; Paraná, 2013; Mato Grosso do Sul, 2020; além do Espírito Santo. Juntos, já reciclaram quase 45 milhões de filtros até 2024. “A perspectiva é de crescimento tanto de volume reciclado, novas empresas aderentes quanto de novos estados, que devem implementar novas leis voltadas ao meio ambiente”, finaliza.
Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a ABRAFILTROS – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água, efluentes e reúso, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
(11) 4102-2000/99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria