Dica para instalação de bomba de óleo do motor do veículo 

14/01/2016 por Majô Gonçalves em Nakata
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Cuidados começam no diagnóstico, testando a pressão da bomba isolada do motor e é necessário seguir alguns procedimentos na hora da instalação da peça. 

Não existe quilometragem média que possa indicar a hora da troca da bomba de óleo, mas o condutor pode ficar atento a alguns sinais. “Luz de óleo piscando, principalmente em marcha lenta e com o motor quente e em pequenas rajadas em acelerações mais altas, são sintomas que podem também ser indicativos de desgaste nas partes móveis do motor, como por exemplo, bronzinas de biela, mancal ou buchas”, explica Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Ele fala que quando isso ocorrer, o melhor diagnóstico é testar a pressão da bomba isolada do motor e desta forma, o reparador pode fazer um diagnóstico preciso da causa.  Seguir a orientação da montadora do veículo é a fórmula perfeita para essa troca.

Ao fazer a troca da bomba óleo, Silva recomenda os seguintes cuidados antes da instalação como verificar se a bomba gira livremente, carregar a bomba com o mesmo óleo que será utilizado no motor, tornando essa prática é essencial para formação do selo hidráulico, pois sem ele a bomba não consegue puxar o óleo do cárter.

Durante a instalação, outro ponto importante é verificar se a base de apoio da bomba está limpa e livre de riscos ou amassados que podem levar a um vazamento ou entrada de ar. “Checar cuidadosamente a instalação do pescador (quando aplicado), pois pode ocorrer entrada de ar, prejudicando o volume de óleo aspirado pela bomba. Bombas frontais só devem ser montadas ao bloco com os guias devidamente instalado”, aconselha.

Para facilitar a formação de pressão do óleo, é necessário soltar ligeiramente o filtro de óleo, quando o óleo começar a sair pelo filtro é hora de apertá-lo adequadamente e seguir em frente.

Em geral, Silva revela que o desgaste acontece na engrenagem interna, externa e na carcaça, mas pode ocorrer problema na válvula reguladora de pressão. Válvula travada aberta por contaminação do lubrificante é muito comum, neste caso, o motor perderá pressão de óleo podendo fundir. Válvula travada fechada pode provocar excesso de pressão e danos ao filtro de óleo, não sendo possível fazer a troca desses componentes, apenas a bomba completa.

Sobre a Nakata:

A Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição automotiva com uma linha completa de componentes para suspensão, transmissão, freios e motor, faz parte da Affinia Automotiva presente no Brasil desde 2004, com quatro unidades de negócios, incluindo fábrica, sede administrativa e dois centros de distribuição.  Além da Nakata, a Affinia, que tem operações totalmente voltadas ao mercado da reposição automotiva, com amplo portfólio de produtos, também comercializa as marcas Spicer e Wix.

A empresa dispõe de central de atendimento, catálogos eletrônicos, entre outros serviços. Participa do Programa Carro 100% / Caminhão 100%, iniciativa inédita no País que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo. Mais informações no site: www.affinia.com.br.

No mundo – A Affinia Automotiva pertence à Affinia Group, multinacional norte-americana líder mundial em fabricação e distribuição de componentes automotivos para o mercado de reposição, conta com 11 mil colaboradores, tem plantas em 11 países e comercializa produtos para mais de 70 países da América do Norte e Sul, Europa e Ásia.

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