Empresários do setor destacam a importância do programa capacitação profissional do CONAREM

Nenhum Comentário

 

Proprietários de retíficas e reparadores automotivos avaliam positivamente programa desenvolvido em parceria com o SENAI

 

O CONAREM, Conselho Nacional de Retíficas de Motores, criou um programa inédito de capacitação profissional para o setor de retíficas em parceria com o SENAI. O curso, que conta com o apoio das principais indústrias de componentes motor:  Actioil, Mahle, MWM, Motorservice (Kolbenschmidt – KS e Pierburg), Riomaq, RIO (Riosulense), Takao, tem como objetivo capacitar os jovens e garantir a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho.

As aulas gratuitas e online também têm ajudado na atualização profissional daqueles que já estão na área e, precisam acompanhar as atualizações constantes no setor. “Estou há 22 anos na área e fiz o curso para atualizar os conhecimentos, o que foi muito bom para relembrar coisas que não vemos todos os dias. Nossa área é dinâmica, sempre chega um motor novo, um motor diferente de trabalhar. Para quem está começando, também indico o curso. É uma área excepcional”, explica Rodrigo dos Santos Pianca, retificador na Noca há 14 anos.

A auxiliar administrativa, Marcia de Almeida Gambarini, também participou do curso em busca de informação atualizada para oferecer um melhor entendimento do funcionamento da retífica onde trabalha há dois anos e meio. “Fiz o curso porque, como eu estou trabalhando dentro da oficina, eu precisava entender um pouco mais sobre o motor. Foi bom para mim, pois recebo o veículo na oficina, às vezes, eu recebo só uma peça do motor, só o cabeçote, ou só biela, motor montado ou desmontado. Então, eu fotografo, etiqueto quando chega. Agora já olho e até sei que precisa de retífica’, conta.

O programa de capacitação, oferecido pela plataforma EAD do SENAI, possui sete módulos em um total de 40 horas, iniciando por motor a combustão interna, metrologia, diagnóstico e retífica de bloco, cabeçote, virabrequim, biela e volante do motor. Cada módulo terá prazo de 21 dias a partir da inscrição até a resposta do questionário de avaliação do conhecimento adquirido. “Achei os vídeos muito interessantes, dinâmicos, não são longos, então não é um curso chato. São vídeos objetivos, explicativos e muito ilustrativos também”, completa Marcia.

Os proprietários de retíficas também avaliam positivamente a iniciativa do CONAREM. A parceria da entidade com a indústria e com o SENAI permite a oferta de um curso alinhado ao que há de mais moderno em retífica de motores, oferecendo a empresas do setor uma mão-de-obra especializada e atualizada. “A REMUL apoia a campanha como caminho para o fortalecimento do setor e a sua ampliação. Já sofri com falta de mão de obra e não quero passar por isso no futuro. A retífica de motores é um setor muito importante, é a etapa de renovação do motor e, por isso, deve ser valorizada” justifica Iron Ferreira de Carvalho, proprietário da REMUL, há 51 anos no mercado.

Programas de capacitação profissional, como o promovido pelo CONAREM, são muito importantes para a especialização da mão de obra, mas também para o fortalecimento da imagem do setor junto ao consumidor final. “A campanha promove o reconhecimento da nossa importância ao mostrar que estamos por trás do funcionamento dos motores de carros, caminhões e tratores. A retífica exige preparo e uma capacitação muito grande e, por isso o curso é tão importante. Incentivei meus colaboradores para fazer reciclagem, inclusive quem nunca mexeu com isso, colaborador do setor administrativo., conta Christiano Forza de Araujo (Noquinha).

A expectativa do CONAREM é capacitar milhares de jovens que poderão ter novas perspectivas e iniciar uma carreira nas milhares de retíficas em todo o Brasil. “No futuro, a ideia é criar o banco de talentos nacional online, com os profissionais capacitados para as empresas do setor poderem fazer o recrutamento”, explica José Arnaldo Laguna, presidente do CONAREM – Conselho Nacional de Retíficas de Motores.

Para fazer o curso, a pessoa deve ter ensino médio completo, mais de 16 anos, CPF e e-mail. Ao finalizar e ter atingido a média mínima, o aluno terá direito ao certificado de conclusão por módulo que poderá imprimir ou arquivar e assim participar do banco de talentos do CONAREM.

Para acessar o EAD para capacitação de recondicionamento de motor na plataforma do SENAI, acesse:

https://online.sp.senai.br/curso/98147/483/caracteristicas-tecnicas-de-motores-a-combustao-interna

Para mais informações sobre o curso, entrar em contato ricardo@conarem.com.br

Saiba mais sobre o CONAREM – Criado em 1998, o Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, teve início como a primeira câmara especializada do Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo. Com a evolução dos trabalhos e a necessidade de representar as empresas de retificas, o CONAREM se tornou uma entidade nacional voltada para atender às necessidades da área de serviços de motor e garantir o desenvolvimento do setor. Órgão de representação nacional, a entidade possui 350 empresas associadas em todo o País, sendo que 150 fazem parte da rede nacional de retíficas.

A entidade, que congrega as principais associações estaduais ARERGS e ARESC e trabalha em parceria com os sindicatos estaduais (Sindirepas de SP/RS/SC/MG/ES/GO/MT/RO/BA/PE/TO), oferece treinamentos específicos para retificadores, palestras técnicas gratuitas para os reparadores de veículos e também possui um banco de dados, normas técnicas e orientações para consulta, além de seu site servir como fonte de informações para o mercado motor.

 

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475

versocomunicacao@uol.com.br

Solange Suzigan

versocomunicacao1@uol.com.br

(11) 4102-2000/ 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br

 

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes