Fatores que provocam a cor azulada no disco de freio

 

Frear de forma agressiva, logo após a substituição de discos de freio e pastilhas, pode comprometer as peças.

 

O sistema de freio do veículo, composto por diversos componentes, entre eles, discos e pastilhas de freio, está diretamente ligado à segurança no trânsito. Por isso, é importante que motoristas tenham especial atenção à manutenção.

A Fremax, fabricante referência de discos e tambores de freio, esclarece que o disco de freio, em conjunto com as pastilhas, é projetado para suportar altas temperaturas, proporcionando atrito essencial para reduzir a velocidade e parar o veículo com eficiência. No entanto, apesar da qualidade e tecnologia que potencializam a resistência e a durabilidade dos discos de freio, é preciso ter alguns cuidados para a garantia de sua vida útil.

Após realizar a substituição de discos e tambores de freio, a Fremax recomenda, que seja feito o processo de pré-assentamento do conjunto de discos e pastilhas ou tambores e lonas de freio para evitar superaquecimento que deixa coloração azulada no disco, podendo ocasionar empenamentos, ruídos e vibrações. Apesar de ser menos visível, o superaquecimento também pode causar o azulamento da parte interna dos tambores de freio.

“Quando a peça foi exposta a superaquecimento, chegando ao ponto de a área de contato com a pastilha ficar marcada o disco fica com aspecto ‘azulado´` devido à exposição ao calor excessivo”, explica Leandro Leite, coordenador da Assistência Técnica Fremax.

O processo de pré-assentamento tem como objetivo aumentar a área de contato entre discos e pastilhas e tambores e lonas  recém-instalados. Começa inicialmente na oficina, quando o mecânico realiza de 8 a 10 frenagens reduzindo de 60 km/h para 40 Km/h, depois ele deve repetir a operação de 8 a 10 vezes reduzindo de 40 Km/h até a parada total do veículo, sempre de forma suave e com espaçamento de 300 metros entre as frenagens. A finalização do pré-assentamento é efetuada com o motorista que precisa utilizar o freio de forma moderada nos primeiros 300 km percorridos. Essa recomendação deve ser feita pelo reparador ao entregar o veículo reparado ao cliente.

 

Sobre a Fremax – Há mais de três décadas, a Fremax, uma marca Frasle Mobility em componentes para sistemas de freio. Desenvolve produtos com padrão de qualidade e excelência que garantem alto desempenho e segurança. A empresa vem construindo uma história de sucesso no Brasil e no exterior, com forte presença em mais de 70 países, como México, Colômbia, Argentina e Estados Unidos. Comprometida com o meio ambiente, possui certificação 14001, atende montadoras e mercado de reposição com portfólio de discos e tambores de freios para veículos de passeio, utilitários e comerciais de pequeno porte.

Fornecedora oficial em discos de freios para Porsche GT3 Cup Brasil desde 2007 e para a categoria Mercedes AMG Cup Brasil desde 2010, onde a performance e eficiência dos produtos são levadas a máximas condições extremas nas pistas.

 

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Majô Gonçalves – MTB 24.475

versocomunicacao@uol.com.br

Solange Suzigan

versocomunicacao1@uol.com.br

(11) 4102-2000 / 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br

https://www.facebook.com/verso.assessoria

 

 

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes