Jurid indica como fazer revisão de férias do sistema de freio para garantir segurança do veículo

 

Itens dos freios dianteiro e traseiro devem checados antes de pegar estrada com o veículo

Quando chega época de férias escolares, aumenta o volume de veículos nas estradas, e a Jurid, fabricante das marcas globais Jurid e Ferodo reconhecidas mundialmente pela qualidade de seus produtos, destaca dicas para revisão do freio que deve ser feita nas partes dianteira e traseira.

O sistema de freio dianteiro possui várias peças, pastilha e disco de freio e outros componentes periféricos, como cubo de roda, pinça e pino deslizante. O freio traseiro também tem essas peças, mas no lugar da pastilha tem a sapata.

A pastilha está mais presente no disco de freio e é responsável por gerar o atrito necessário para que o veículo possa desacelerar até parar. Já a sapata atua na parte traseira do sistema de freio a tambor e tem a função de complementar o trabalho da pastilha.

Como o sistema de freio é interligado com as partes dianteira e traseira e ambas sofrem desgaste, muito embora como os veículos possuem a distribuição de carga do freio 70% na frente e 30% para atrás, o dianteiro é mais exigido durante a frenagem.

Portanto, segundo o gerente da Jurid, Luciano Costa, a revisão completa do freio exige a verificação tanto da parte dianteira, como traseira.  “Quando as pastilhas de freio apresentam desgaste, o ruído de metal é um dos indícios que a vida útil chegou ao fim e que necessita de troca, uma vez que a chapa metálica começa a encostar no disco”, comenta.

Outros sintomas que também ocorrem quando há o desgaste das patilhas são sentidos no pedal do freio que pode estar mais baixo ou duro, além da redução da eficiência nas frenagens, e da resposta da ação ao tocar o pedal que começa a ficar mais lenta.

No caso das sapatas, os sintomas de desgaste são dificuldade para acionar o freio de mão e quando o mesmo estiver duro ou apresentar dificuldade para segurar o veículo. “Ajustes são importantes para mantê-lo em boas condições de uso. A revisão deve ser realizada sempre que existir algum sinal de comprometimento, bem como toda a vez que for efetuada a troca das pastilhas de freio”, afirma.

Para manter o sistema de freio em boas condições, também é necessário fazer a troca do fluido, de acordo com as orientações da montadora.

Fabricadas com mais alto padrão de qualidade, a linha de sapatas de freio da Jurid faz parte do amplo portfólio da marca que também conta com pastilhas, sapatas, fluidos e lubrificantes para o mercado de reposição para atender a frota circulante de veículos.

Com fábrica em Sorocaba-SP que segue os mais rígidos processos e certificações internacionais, a linha de produtos da Jurid apresenta soluções e diversificação de itens, com constante ampliação de portfólio.

Sobre a Jurid do Brasil –

 

A Jurid do Brasil é fabricante de componentes de freios por meio das marcas líderes globais Jurid e Ferodo, reconhecidas mundialmente como referência em pastilhas de freio com atuação em vários países. Possui diversificado portfólio para veículos leves e motocicletas para atender o mercado de reposição com o mesmo nível de excelência e qualidade do equipamento original. Com planta em Sorocaba-SP, a Jurid do Brasil produz pastilhas de freios, sapatas, com padrão de qualidade e tecnologia, atendendo certificações internacionais das normas IATF 16949, ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e os produtos pelos órgãos INMETRO, IRAM AITA e SGS. Com compromisso contínuo no desenvolvimento de soluções para frenagem, também comercializa fluidos e lubrificantes para freios.

 

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