Manutenção preventiva da suspensão é aliada da campanha Maio Amarelo pela conscientização no trânsito
Avanço do envelhecimento da frota circulante brasileira exige atenção redobrada para inspeção veicular, e a Nakata destaca como o sistema de suspensão contribui para a segurança no trânsito.
Atualmente, o Brasil possui uma frota de 48 milhões de veículos em circulação, incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, conforme dados recentes do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). O número representa um aumento de 2% em relação ao ano anterior. O avanço também se reflete na idade média dos veículos, que, em 2024, atingiu 10 anos e 11 meses, com um acréscimo de um mês em comparação a 2023.
Com o envelhecimento da frota brasileira, a Nakata, fabricante de autopeças, aponta que a manutenção preventiva da suspensão não é apenas essencial para o bom funcionamento e preservação dos veículos, mas também para a segurança no trânsito. “Responsáveis por garantirem o conforto e a estabilidade do veículo, os componentes da suspensão — como pivô, coxim, bandeja, amortecedor, mola, barra estabilizadora e bucha — absorvem os impactos causados pelas irregularidades da estrada. No entanto, esses componentes perdem sua eficácia ao longo do tempo devido ao desgaste natural”, explica Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata.
Neste mês do Maio Amarelo, campanha global dedicada à conscientização sobre segurança viária e à redução de acidentes de trânsito, a Nakata compartilha dicas para motoristas evitarem riscos ao volante por meio da realização de inspeções preventivas da suspensão.
Busque profissionais de confiança
O primeiro passo é procurar a orientação de um mecânico de confiança, que já conheça o histórico do automóvel e consiga identificar rapidamente se o sistema de suspensão necessita de reparos. “É fundamental seguir as orientações do manual do fabricante do veículo e realizar revisões periódicas, antes que problemas se manifestem”, comenta o especialista.
Sinais de desgaste
Quando é o momento certo de substituir os componentes da suspensão? Leandro cita alguns sinais de alerta, como ruídos anormais, vibrações excessivas e instabilidade ao dirigir. O desgaste das peças também depende do modo como o veículo é conduzido, do seu uso e das condições das vias. “Excesso de peso, arrancadas e freadas bruscas e estradas esburacadas podem acelerar o desgaste de peças”, explica.
Atenção aos pneus
O amortecedor é responsável por manter os pneus em contato constante com o solo, o que é essencial para a aderência e o controle do veículo. Por isso, outro ponto importante a ser observado é o estado dos pneus, que garantem que, em caso de freadas, arrancadas e curvas, o veículo permaneça na pista sem desvios. “Realizar o alinhamento da direção com frequência ajuda a evitar problemas. Caso haja troca de algum componente da suspensão ou direção, o alinhamento se torna ainda mais essencial”, complementa o especialista da Nakata, que oferece uma ampla linha de amortecedores para o mercado de reposição.
Manutenção preventiva e conservação
“Inspeções periódicas ajudam a evitar surpresas desagradáveis”, recomenda Leandro. Segundo ele, a manutenção preventiva é a melhor maneira de evitar despesas inesperadas com serviços não planejados. “Se a revisão for realizada somente quando o veículo já apresenta falhas em algum dos sistemas, o custo tende a ser mais alto, pois as peças desgastadas podem prejudicar outros componentes”, alerta.
Segurança e Maio Amarelo 2025
A suspensão do veículo contribui diretamente para a eficiência da frenagem e do sistema de direção. Quando em boas condições, ela reduz a probabilidade de acidentes causados por aquaplanagem em superfícies alagadas e perda de controle em curvas acentuadas.
Criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), o Maio Amarelo surgiu três anos após a ONU decretar a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A campanha tem o objetivo de sensibilizar a sociedade, além de entidades públicas e privadas, sobre a segurança no trânsito. O tema deste ano, “Mobilidade Humana. Responsabilidade Humana”, destaca a importância da ação dos motoristas nas decisões voltadas à segurança viária. O amarelo simboliza atenção e funciona como sinalização e advertência no trânsito.
Sobre a Nakata – Com mais de 70 anos, a Nakata, marca Frasle Mobility referência na fabricação de autopeças para o mercado de reposição, é líder em componentes de suspensão para veículos leves, pesados e motocicletas. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, se tornou reconhecida pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços, atendendo o mercado nacional e exportação, com linhas completas para sistemas de suspensão, direção e transmissão.
Foto: Matheus Simanovicius
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Majô Gonçalves – MTB 24.475
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000 / 99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria