Mercado Livre de energia atua como aliado para empresas na economia de energia elétrica
Com a alta do preço, é vantajoso que a empresa se programe e faça a compra de energia com visão de longo prazo.
Com a crise hídrica, os preços de energia elétrica tiveram aumentos expressivos ao longo deste e do último ano; para quaisquer consumidores sem exceção. Para o residencial, comprometimento direto da sua renda; para o industrial e comercial, um impacto direto na sua competitividade. Com isso, os custos de energia entraram, diretamente e com significância, no radar das empresas.
Programas de eficientização energética tem sido considerados com muito foco pelas empresas e seus profissionais de manutenção. E, num momento em que os investimentos minguam reduzindo a abrangência desses programas, o Mercado Livre se apresenta como uma grande possibilidade de redução desses custos. As contratações de longo prazo – seja por contratos bilaterais, leilões ou chamadas públicas – tem contribuído, e muito, para o equacionamento desses custos.
O processo de migração tem que ser conduzido por empresas habilitadas e experientes nesse mercado e suportados por estudos feitos a partir de uma real inteligência do negócio. A precificação tem que estar alicerçada por metodologia sólida e que envolva e considere uma série de fatores que vão desde questões climatológicas até a disponibilização dos mais diversos tipos de energia. Adicionalmente, uma avaliação de risco feita com a mesma solidez e profundidade acima mencionadas. “A consultoria realiza estudos e perspectivas do cenário energético atual, monitoramento e gerenciamento on-line, laudo para recuperação de ICMS e projeto para eficiência energética”, explica Antônio Carlos Bento, presidente da IBS-Energy, empresa especializada em soluções para gerenciamento de energia.
A possibilidade de redução de custo com o insumo energia elétrica, previsibilidade de preço, a facilidade de negociação de condições que atendam às necessidades específicas do comprador e a compra e de venda de volumes adicionais ou excedentes de energia elétrica, são grandes atrativos para empresas, principalmente com as condições atuais do mercado cativo de energia.
“O mais interessante é que o mercado livre proporcionar várias possiblidades e o consumidor de energia tem a liberdade de poder comprar de vários fornecedores, o que gera economia. Trata-se de um mercado em crescimento no Brasil”, afirma o presidente da IBS-Energy.
Sobre a IBS-Energy – Empresa especializada em criar soluções que visam otimizar o gerenciamento de energia, oferecendo vários sistemas que garantem melhoria do desempenho técnico e redução de dispêndios com energia a projetos estruturados, auditoria, consultoria personalizada, monitoramento e gerenciamento de energia, reclassificação tarifária, suporte para construção de subestações e linhas de transmissões, entre outros serviços.