Mercado livre de energia possibilita programar custos e reduz de gastos para empresas

16/10/2015 por Majô Gonçalves em IBS-Energy
Nenhum Comentário

Esta opção possibilita vantagens para empresas que fazem a compra programada de energia por um longo período ou o mínimo de um ano, principalmente em época de alta dos preços. 

Com a crise hídrica em total ascensão, a energia elétrica teve seu aumento significativo tanto para consumidores residenciais quanto empresariais. A boa notícia para as empresas é que há programas de por programas de compra de energia pelo tempo desejável, livremente negociados, e com o preço pré-estabelecido.

A possibilidade de redução de custo com o insumo energia elétrica, previsibilidade de preço, a facilidade de negociação de condições que atendam às necessidades específicas do comprador, obtendo, inclusive, flexibilidades de consumos em “bandas” que variam para mais e para menos, diminuindo significativamente a sobra ou falta de energia elétrica”

Após preços no teto regulatório (R$ 388,48/MWh) nos meses iniciais de 2015 e na sequência, com a queda significativa da marca em junho e julho – muito em conta por conta de chuvas acima da média e redução de carga, motivada pela retração econômica – o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) voltou a subir, denotando assim a grande volatilidade da série e a sensibilidade em consonância com a mudança dos inputs fundamentais à precificação do PLD.

“Mesmo assim, ainda é possível conseguir boas contratações no ambiente de contratação livre, comparativamente ao ambiente de contratação regulado ou comumente denominado cativo, para prazos temporais mais extensos”, avalia Antônio Carlos Bento, presidente da IBS-Energy, empresa especializada em soluções para gerenciamento de energia.

Ele explica que a expectativa do mercado cativo é que as tarifas das distribuidoras continuem altas por um período extenso, assim como a possibilidade de mudança da bandeira tarifária atual ainda é muito pequena.  Ao utilizar o mercado livre, é possível saber quanto será gasto com energia e a empresa também pode negociar o excedente, caso não consuma o volume contratado. “Além de econômico, também elimina a possibilidade de interrupções que também geram prejuízo”, conta Bento.

Sobre a IBS-Energy Empresa especializada em criar soluções que visam otimizar o gerenciamento de energia, oferecendo vários sistemas que garantem melhoria do desempenho técnico e redução de dispêndios com energia a projetos estruturados, auditoria, consultoria personalizada, monitoramento e gerenciamento de energia, reclassificação tarifária, suporte para construção de subestações e linhas de transmissões, entre outros serviços.

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes