Palestra na Abrafiltros destaca pontos para empresas engajarem e fidelizarem clientes e colaboradores

03/10/2016 por Majô Gonçalves em Abrafiltros
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Ministrada por Leda Machado, diretora-presidente da consultoria LMachado Desenvolvimento Organizacional e Profissional, palestra apontou que engajamento é uma jornada com quatro estágios, que passam pela compreensão do que cada um recebe e contribui na empresa, bem como integração do grupo e crescimento de todos colaboradores. 

Para desenvolver e manter o engajamento e fidelização de clientes e colaboradores e conquistar, assim, maior lucratividade e produtividade, bem como reter maior número de talentos na empresa é preciso realizar uma jornada contínua, que passa por quatro estágios. “Inicialmente, os colaboradores necessitam compreender o que recebem na empresa, como saber, por exemplo, o que a empresa espera deles e se têm os instrumentos adequados para realizarem o trabalho, depois precisam de respostas sobre o que contribuem com a empresa, como por exemplo, se têm a oportunidade de fazer o seu melhor todos os dias, se recebem reconhecimento ou elogios quando cumprem corretamente suas tarefas, se alguém se importa com eles como pessoa”, explica Profª Leda Machado, diretora-presidente da consultoria LMachado Desenvolvimento Organizacional e Profissional, na palestra “Como engajar e fidelizar clientes e colaboradores em tempo de incertezas”, durante o Ciclo de Palestras Abrafiltros 2016 promovido pela Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais (Abrafiltros). Segundo Leda, os colaboradores devem ser estimulados para se desenvolverem.

O terceiro e quarto estágios estão ligados à integração e ao crescimento na empresa. “Eles devem sentir que fazem parte do grupo, que suas opiniões e trabalho são importantes e que seus colegas também estejam comprometidos com as tarefas”, comenta a consultora, acrescentando que eles precisam ter oportunidades de aprender e crescer na empresa para ter engajamento. Já o engajamento e fidelização dos clientes é consequência do engajamento dos colaboradores.

Leda destaca que as organizações mais favoráveis ao desenvolvimento do engajamento são as autogovernadas, onde o foco está no legado de longo prazo e desempenho sustentável. “São inspiradas por um propósito, baseadas em valores, lideradas com autoridade moral, operam de acordo com um conjunto de princípios onde os colaboradores são incentivados a agirem como líderes”, diz a consultora.

Ela recomenda fazer um programa para o desenvolvimento do engajamento, anualmente, onde serão respondidas questões relacionadas aos quatro estágios da jornada – O que recebo? O que contribuo? Faço parte do grupo? Como todos podem crescer?

Em seguida, deve-se a analisar os resultados, apresentar dados para a liderança, com a preparação dos lideres de equipe para a reunião de apresentação dos resultados para seu grupo, elaboração e implementação do plano de ação e acompanhamento.

O Ciclo de Palestras Abrafiltros 2016 prosseguirá com novas palestras programadas até dezembro, que serão divulgadas oportunamente.

Sobre a Abrafiltros:

Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – reúne os principais fabricantes de filtros automotivos e industriais do País. A entidade nasceu da necessidade do segmento ser representado e promove ações visando o desenvolvimento e fortalecimento do setor.

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