Pessoas, processos e resultados são fundamentais para buscar a excelência da empresa

11/04/2017 por Majô Gonçalves em Abrafiltros
Nenhum Comentário

Metodologia PPR (Pessoas, Processos e Resultados) permite a aplicação de várias ferramentas, entre elas, 5S (senso de seleção, ordenação, limpeza, padronização e autodisciplina), Kaizen, (gestão de indicadores) e CCQ (Círculo de Controle da Qualidade) na busca da excelência.

Natã e Eduardo, esq p dir_

Natã Teodoro de Lima e Eduardo Gomes Ferreira em palestra sobre gestão na Abrafiltros (esq p dir)

 

O atual mundo competitivo exige que as empresas busquem melhorar sempre a gestão para não perder participação no mercado. Para isto, é preciso conhecer muito bem a organização, seus objetivos, processos, produtos e também os colaboradores, bem como o universo que a envolve, como fornecedores e concorrentes. Foi o que afirmou Eduardo Gomes Ferreira, diretor de Engenharia e Sistemas de Gestão da Sigma Lean Consultoria em Gestão, durante a palestra “Aprimoramento da Gestão através da Cultura da Melhoria Contínua”, realizada na sede da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, no dia 23 de março, em Santo André/SP.

Para buscar a excelência, a consultoria utiliza a metodologia PPR (Pessoas, Processos e Resultados) que permite a aplicação de várias ferramentas, entre elas, 5S (senso de seleção, ordenação, limpeza, padronização e autodisciplina), Kaizen (gestão de indicadores), CCQ (Círculo de Controle da Qualidade), TPM (programa de manutenção focado na redução de acidentes, defeitos e avarias nos equipamentos), Programa de Ideias (envolvimento de todos os colaboradores). “A aplicação depende do estágio da organização”, comenta.

Ao fazer o diagnóstico da empresa, a Sigma Lean se alicerça em 12 pilares: satisfação dos colaboradores, remuneração, treinamento e comunicação, relacionados às pessoas; investimentos, benchmarking, sistema ERP/Gestão Integrada e inovação, voltados aos processos; e indicadores de eficiência, eficácia, de equipe e análise crítica dos resultados. “A base para criar um ambiente na busca de excelência é a análise dos resultados, por meio dos indicadores estratégicos da diretoria, táticos da gerência e operacionais”, esclarece Ferreira. No entanto, o diretor de engenharia e sistemas de gestão da Sigma Lean alerta: “É preciso ter equilíbrio entre os pilares, e todos os níveis na empresa precisam estar envolvidos e interagindo para alcançar melhorias nos resultados”.

Durante a apresentação, Natã Teodoro de Lima, diretor de excelência operacional da consultoria, acrescentou ainda que os desafios para atender as necessidades das empresas na busca pela excelência passam pela capacidade de identificar as oportunidades nas mais diversas formas, pela coragem de chamar situações – mesmo as adversas – de oportunidades, e pelo desejo de melhorar a gestão por meio das oportunidades.

Após a palestra, João Moura, presidente da Abrafiltros, ressaltou: “Para ter progresso, é primordial que todos os integrantes da empresa, da portaria à diretoria, estejam envolvidos num processo de melhoria constante”.

A palestra da Sigma Lean é a primeira do Ciclo de Palestras Abrafiltros 2017, oferecidas gratuitamente a associados e convidados. Novas palestras serão programadas até dezembro e divulgadas oportunamente.

Sobre a Abrafiltros:

Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – reúne os principais fabricantes de filtros automotivos e industriais do País. A entidade nasceu da necessidade do segmento ser representado e promove ações visando o desenvolvimento e fortalecimento do setor.

 

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475

versocomunicacao@uol.com.br 

Solange Suzigan

versocomunicacao1@uol.com.br

(11) 4102-2000/99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br 

https://www.facebook.com/verso.assessoria

 

 

 

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes