Piloto Nonô Figueiredo recomenda atenção aos indícios de desgaste do sistema de freio

10/12/2015 por Majô Gonçalves em Nakata
Nenhum Comentário

Nono-Figueiredo_Nakata_Verso-Assessoria-de-Imprensa

Frenagem mais demorada e ruídos podem revelar desgaste dos componentes do sistema, como pastilhas e discos.

Item fundamental para garantir o trânsito mais seguro, o sistema de freio  deve estar com a manutenção sempre em dia já que uma falha pode ocasionar trágicos acidentes. “É preciso ter muita atenção com o freio, um dos principais se não o principal item de segurança do veículo”, afirma Nonô Figueiredo, piloto do Campeonato Brasileiro de Marcas, patrocinado pela Nakata.
“Quando a pastilha sofreu desgaste o pedal fica um pouco mais longo, isso já é um bom sinal de que uma revisão deve ser providenciada”, alerta o piloto.

Segundo Nonô, ruídos, geralmente, provocados pelo atrito do ferro das pastilhas com o disco, também são indícios que o sistema de freio deve ser verificado por um mecânico de confiança.

Muitos fatores podem contribuir para a redução a durabilidade do freio até mesmo a forma de dirigir ou a sobrecarga no veículo. Por isso, por ser um sistema que envolve a segurança não só dos ocupantes do carro, mas também de outras pessoas envolvidas no trânsito, o piloto recomenda que os motoristas estejam sempre atentos ao manual do fabricante e sigam as revisões recomendadas para pastilhas, discos e fluido de freio.

Sobre o piloto – Nonô Figueiredo iniciou no kart, conquistando o campeonato brasileiro e o bicampeonato paulista. Foi bicampeão brasileiro de Fórmula Fiat, campeão brasileiro de Stock Car Light, vice-campeão inglês de Vectra Challenge, primeiro piloto a vencer no Superturismo Sul-americano, vice-campeão das 1000 milhas brasileiras e por três vezes saiu vitorioso na Stock Car V8.

Com ampla experiência internacional, Nonô obteve 14 vitórias na Fórmula Ford nos EUA, foi o melhor estreante da temporada na Fórmula 3 Italiana, obteve quatro conquistas no Superturismo Sul-americano e oito no Vectra Challenge inglês, além das 24 horas de Daytona e da participação na Porsche Supercup em Monza, na Itália.

Sobre o Campeonato –  Criado em 2011, pela Vicar, o Campeonato Brasileiro de Marcas, parte do Racing Day, onde acontecerão outras provas, entre elas, a Stock Car, veio para resgatar a competição entre as montadoras nas pistas. Neste ano, além da Ford, Honda, Mitsubishi Motors, Toyota e General Motors, participará também do campeonato a Renault. O time de Nonô será uma das equipes oficiais da marca Chevrolet, que disputará com o modelo Cruze.

Sobre a Nakata:  A Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição automotiva com uma linha completa de componentes para suspensão, transmissão, freios e motor, faz parte da Affinia Automotiva presente no Brasil desde 2004, com quatro unidades de negócios, incluindo fábrica, sede administrativa e dois centros de distribuição.  Além da Nakata, a Affinia, que tem operações totalmente voltadas ao mercado da reposição automotiva, com amplo portfólio de produtos, também comercializa as marcas Spicer e Wix.

A empresa dispõe de central de atendimento, catálogos eletrônicos, entre outros serviços. Participa do Programa Carro 100% / Caminhão 100%, iniciativa inédita no País que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo. Mais informações no site: www.affinia.com.br. 

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes