Reunião plenária do CONAREM com consultoria do SEBRAE-SP otimiza propostas e garante eficácia do trabalho
Método adotado garantiu participação de todos os diretores e prioridades ficaram estabelecidas em tempo recorde.
O mercado está mudando, o mundo digital está alterando a fonte de fornecimento e o segmento motor precisa se adequar a essa realidade. Essa é a constatação do presidente do CONAREM (Conselho Nacional de Retíficas), José Arnaldo Laguna.
Na última reunião da entidade, realizada presencial com a diretoria, a empresa de comunicação Insight, que tem especialidade na área do marketing digital, apresentou um plano de ação para o setor. “O tema foi amplamente debatido e concluímos que chegou a hora de investir nas plataformas digitais para ampliar o diferencial de qualidade e valor perante os proprietários de veículos e frotas”, comenta.
O encontro contou com a presença das diretorias executiva, regionais e conselho fiscal e fora divida em três sessões, a primeira foi conduzida por um grupo de consultores do SEBRAE-SP promovendo um amplo debate dos principais pontos que estão afetando o segmento retificador de motores à combustão interna.
Com a aplicação da ferramenta Oficina de Planejamento Participativo, os consultores trabalharam em conjunto e puderam explorar o conhecimento e a experiência de todos os empresários presentes.
Segundo o presidente, essa técnica é bem interessante, pois provoca nos participantes a exposição daquilo que cada um sente que é mais importante e o melhor, a exposição dos fatos é realizada por escrito, portanto permite que as pessoas mais introvertidas exponham seus pensamentos sem receio.
Expostas as propostas, os consultores conduziram os participantes individualmente a ordenar por prioridade cada item apresentado por toda a plateia. “Essa ação elimina a condução de alguma liderança na escolha de um ou mais itens, deixando que cada um pontue conforme a visão e experiência que possui no mercado”, revela.
Laguna disse estar profundamente satisfeito com os resultados obtidos porque deram um norte para a entidade e como os temas foram aprovados pelas lideranças de todas as regiões do país, a chance de se obter o sucesso esperado será muito grande.
O presidente colocou em discussão o calendário das atividades para 2021, apresentou as datas para as reuniões plenárias, as feiras de maior expressão no Brasil e no exterior, de modo a permitir que os associados possam programar as suas atividades e compromissos sem perder a oportunidade de participar dos principais eventos. Em seguida, assuntos associativos foram debatidos, importantes posições foram tomadas no que tange à estratégia e condução da entidade, uma forma democrática de dividir o comando da entidade com as lideranças que compõem a direção do CONAREM.
Ao final do trabalho, em tempo recorde, a entidade obteve uma série de propostas debatidas e validadas pelo grupo para serem incluídas num plano de ação de curto, médio e longo prazos. “Por essa razão, o CONAREM tem se firmado como uma associação que gera resultados”, explica Laguna.
Saiba mais sobre o CONAREM – Criado em 1998, o Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, teve início como a primeira câmara especializada do Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo. Com a evolução dos trabalhos e a necessidade de representar as empresas de retificas, o Conarem se tornou uma entidade nacional voltada para atender às necessidades da área de serviços de motor e garantir o desenvolvimento do setor. Órgão de representação nacional, a entidade possui 350 empresas associadas em todo o País, sendo que 150 fazem parte da rede nacional de retíficas.
A entidade, que congrega as principais associações estaduais ARERGS e ARESC e trabalha em parceria com os sindicatos estaduais (Sindirepas de SP/RS/SC/MG/ES/GO/MT/RO/BA/PE/TO), oferece treinamentos específicos para retificadores, palestras técnicas gratuitas para os reparadores de veículos e também possui um banco de dados, normas técnicas e orientações para consulta, além de seu site servir como fonte de informações para o mercado motor.
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/ 99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br