Diferenças de sensores de alarme mecânico e eletrônico das pastilhas de freio

Jurid destaca nas embalagens nomenclaturas que ajudam a identificar as pastilhas para facilitar a escolha do produto correto

Muitas pastilhas de freio possuem sensores que avisam a hora exata da troca quando a peça apresenta desgaste antes que outros componentes do sistema de frenagem sejam prejudicados, como o disco de freio, e também para garantir segurança na condução do veículo. Esse recurso existe em vários modelos de veículos. Há o sensor eletrônico que avisa na hora que o material de atrito da pastilha chega ao desgaste no limite até que o disco de freio entre em contato com o cabo do sensor e uma luz no painel do veículo acende indicando a necessidade de troca da peça que está no final da vida útil.

 Já o sensor mecânico gera um ruído indicando a necessidade de troca da pastilha no momento em que o material de atrito da pastilha vai se desgastando durante as frenagens até que o disco de freio entra em contato com a ponta metálica do sensor. Ao chegar nesse ponto, ocorre o atrito entre as duas peças metálicas: disco e sensor.

Com a frota diversificada com centenas de modelos de veículos de várias marcas, a Jurid, fabricante de componentes para sistema de freio das marcas globais Jurid e Ferodo, apresenta solução para identificar as pastilhas de freio que possuem sensor mecânico ou eletrônico. As embalagens com esses dispositivos trazem no código da pastilha a letra A no final, como este exemplo: HQJ-1234 A. A letra “A” ao final dos números corresponde ao alarme, que pode ser mecânico ou eletrônico, lembrando que as pastilhas de freio possuem três letras e quatro dígitos.

sensor mecânico

 

Outra diferenciação é quando apresenta no final PA-A. Neste caso, PA indica que as pastilhas são com mola para pistão de aço e o outro A significa que possui alarme, podendo ser mecânico ou eletrônico. Quando só tem PA são aquelas que têm mola para pistão de aço sem alarme.

 

As nomenclaturas visam ajudar reparadores a localizarem as peças com alarme de forma prática por meio dos códigos estampados nas embalagens.

Com portfólio para o mercado de reposição para as mais diferentes aplicações, a Jurid, que também atende montadoras, foi a primeira marca de pastilhas de freio no Brasil a obter a homologação do selo do Inmetro.

Sobre a Jurid do Brasil –

A Jurid do Brasil é fabricante de componentes de freios por meio das marcas líderes globais Jurid e Ferodo, reconhecidas mundialmente como referência em pastilhas de freio no fornecimento para as principais montadoras. Possui diversificado portfólio para veículos leves e motocicletas para atender o mercado de reposição com o mesmo nível de excelência e qualidade do equipamento original. Com planta em Sorocaba-SP, a Jurid do Brasil produz pastilhas de freios, sapatas, com padrão de qualidade e tecnologia, atendendo certificações internacionais das normas IATF 16949, ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e os produtos pelos órgãos INMETRO, IRAM AITA e SGS . Com compromisso contínuo no desenvolvimento de soluções para frenagem, também comercializa fluidos e lubrificantes para freios.

Para baixar imagens, basta acessar http://versoassessoriadeimprensa.com.br/diferencas-de-sensores-de-alarme-mecanico-e-eletronico-das-pastilhas-de-freio/

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes