Orientações para a correta instalação do sistema de exaustão
O serviço começa pela análise visual e manual de todo o conjunto de componentes do sistema de exaustão. O aplicador deve também usar spray desengripante e ferramentas adequadas.
Para realizar a troca dos componentes do sistema de exaustão, composto por tubo do motor, flexível, catalisador e silenciosos intermediário e traseiro, é importante ficar atento a alguns cuidados. O gerente de engenharia de produtos da Tuper Escapamentos e Catalisadores, Henry Grosskopf, faz algumas recomendações essenciais para garantir a qualidade do serviço:
- Antes de iniciar, fazer uma inspeção visual em todo o sistema. Embaixo do elevador o instalador tem uma visão privilegiada;
- Conferir quais são as peças que precisarão ser trocadas. Geralmente, é mais garantido substituir todo o sistema. Manter uma peça a fim de prolongar a sua vida útil com um ponto de solda pode comprometer o resultado esperado e danificar a peça nova;
- Checar os pontos de junção do escapamento, a tubulação, os silenciosos e abafadores, com o objetivo de verificar corrosões;
- Conferir se próximo ao catalisador não há algum furo. Uma entrada falsa de oxigênio pode prejudicar o sistema já que trabalha a altas temperaturas para fazer a conversão de gases;
- Verificar no catálogo do fabricante e identificar qual é o item indicado para o veículo.
- O gabarito de cada peça é único. Por isso, as adaptações devem ser evitadas;
- Após selecionar a peça que deve ser substituída é preciso passar spray desengripante para retirar os parafusos com mais facilidade;
- Retirar as borrachas do suporte de fixação do sistema e, se necessário, substituir por novas;
- Caso seja preciso trocar o tubo de motor, retirar a proteção do motor, passar spray desengripante nos parafusos do tubo para retirá-los com mais facilidade. Primeiramente, é preciso soltar o conector da sonda lambda para, em seguida, soltar o tubo do motor;
- Instalar somente catalisador com a logomarca do Inmetro estampada na peça, homologados pela Portaria 346 do INMETRO;
- Verificar o estado de conservação das juntas e substituí-las sempre, preferencialmente;
- É fundamental prestar atenção entre a distância mínima entre o assoalho e a peça ao instalá-la. Caso isto não seja respeitado, podem ocorrer batidas e aquecimento do assoalho;
- Para finalizar, fazer uma inspeção visual de todo o sistema de exaustão para averiguar se não está fora de alinhamento ou encosta na carroceria do veículo.
O engenheiro também alerta para problemas de falha ou corte no sistema de ignição, limpeza de bicos injetores com produtos químicos não recomendados pelo fabricante, desgaste excessivo dos componentes internos do motor, falta de manutenção em toda parte elétrica ou se ocorreu esvaziamento do depósito de combustível. “Isso causa fornecimento irregular de combustível, motivado pelo baixo nível do reservatório, o que pode gerar falsas explosões, elevada temperatura no catalisador e fusão do monolito”, finaliza.
Sobre a Tuper Escapamentos e Catalisadores – Maior fabricante de escapamentos da América Latina, líder de mercado, a Tuper há 42 anos produz escapamentos, catalisadores e ponteiras para todos os modelos de automóveis, nacionais e importados, com volume anual perto de 4 milhões peças, somente para o mercado de reposição.
Primeira no Brasil a produzir um sistema completo de exaustão (tubo do motor, catalisador, silencioso intermediário, silencioso traseiro). A Tuper é a única fabricante que atende simultaneamente o mercado de reposição e as montadoras e possui todas as certificações ISO.
A Tuper investe em desenvolvimento e tecnologia para atender projetos de várias marcas. Com duas plantas industriais em São Bento do Sul e Xanxerê, Santa Catarina, conta ainda com uma rede própria de distribuição. Os CD’s estão localizados em regiões estratégicas do país para atender o mercado com grande agilidade, possibilitando que nestes estados os produtos cheguem aos clientes em 24 horas.
Os escapamentos e catalisadores da Tuper seguem o padrão e as características técnicas definidas pelas montadoras, o que garante total excelência em seu funcionamento e em sua adequação ao veículo, atuando como uma peça original. Além disso, todos os catalisadores produzidos são homologados pelo Inmetro.