Rede Nacional de Retíficas do Conarem se fortalece com parcerias de fabricantes

15/01/2015 por Majô Gonçalves em Conarem
Nenhum Comentário

Em 2014, o Conarem firmou e fortaleceu parcerias com vários fabricantes de motores, como MWM, Perkins, Deutz, Cummins, Yanmar, autopeças: KS e Riosulense. 

O ano de 2014 foi muito produtivo para o Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores. Na avaliação do presidente da entidade, José Arnaldo Laguna, foi possível firmar novas parcerias, além de estreitar relacionamento e intensificar as já existentes com fabricantes. Desta forma, a Rede Nacional de Retíficas do Conarem conseguiu ganhar mais competitividade que permite melhorar os resultados. Laguna considera 2014 um ano de muitas realizações que garantirá bons frutos nos próximos anos. “Conseguimos reconhecimento de nosso trabalho ao longo de anos para tornar a Rede Nacional de Retíficas totalmente preparada, com padrões de qualidade que seguem a norma ABNT 13032 que estabelece os padrões e processos para este tipo de reparo. Atualizada em 2008, a norma garante a qualidade da retífica em motores, estabelecendo todos os procedimentos necessários para execução dos trabalhos, bem como determina requisitos sobre qualificação profissional da mão de obra e os equipamentos e instalações necessárias.

Também são realizadas auditorias regulares, assim como oferece atendimento nacional. “Esses diferenciais tornaram a rede de retíficas reconhecida no mercado pela qualidade de serviços que oferece”, explica.

Com isso, foi possível estabelecer parcerias com a KS, do Grupo KSPG Automotive, MWM, Perkins, Cummins, Deutz e a mais recente com a YANMAR Motores, que fabrica propulsores para diversos segmentos, como náuticos, máquinas para construção, geradores, entre outros, agora quer ampliar a sua atuação por meio de uma rede de serviços no Brasil. “A Rede Conarem vai oferecer serviço de pós-venda, com assistência técnica, com possibilidade de até distribuição de produtos da YANMAR. A Cummins pretende lançar kits de motores em condições especiais para a rede”, revela Laguna.

A KS oferece palestras técnicas por todo o Brasil, especialmente, em regiões ainda não atendidas. Nos encontros, a empresa identifica oportunidades para fortalecimento do setor. Também promove visitas dos profissionais de retíficas à fábrica com treinamentos no Centro de Treinamento em Nova Odessa, para que conheçam na prática os componentes e a técnica para adequada aplicação.

A fabricante de motores Deutz tem ampliado sua rede no Brasil em regiões onde a frota circulante é mais expressiva. Começou pelo Sudeste, depois Sul e Centro-Oeste. As empresas são nomeadas de acordo com a posição geográfica, levando em consideração o volume da frota circulante. Há todo um processo de homologação para a empresa ser nomeada que envolve avaliação das instalações, equipe técnica e comercial dos futuros dealers, além de treinamento da equipe, investimento em ferramental especial e software. O processo dura em torno de 60 dias.

Em contrapartida, a retífica autorizada é indicada para fazer o atendimento em garantia e os clientes da região também são direcionados para empresa, além de obter atualização de informações técnicas e treinamentos.

Segundo o presidente do Conarem, todo o trabalho desenvolvido há anos começa a render bons resultados para a rede. “Isso só foi possível graças ao empenho de toda as empresas que fazem parte da rede e que acreditaram e investiram permanente na busca de melhorias de serviços e atendimento”, conclui.

Saiba mais sobre o Conarem – Criado em 1998, o Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, teve início como a primeira câmara especializada do Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo. Com a evolução dos trabalhos e a necessidade de representar as empresas de retificas, o Conarem se tornou uma entidade nacional voltada para atender às necessidades da área de serviços de motor e garantir o desenvolvimento do setor. Órgão de representação nacional, a entidade possui 350 empresas associadas em todo o País, sendo que 150 fazem parte da rede nacional de retíficas.

A entidade, que congrega as principais associações estaduais ARERGS e ARESC e trabalha em parceria com os sindicatos estaduais (Sindirepas de SP/RS/SC/MG/ES/GO/MT/RO/BA/PE/TO), oferece treinamentos específicos para retificadores, palestras técnicas gratuitas para os reparadores de veículos e também possui um banco de dados, normas técnicas e orientações para consulta, além de seu site servir como fonte de informações para o mercado motor.

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes