Dicas de montagem de bomba de óleo Pierburg e BF, marcas do mesmo grupo KS

15/08/2017 por Majô Gonçalves em BF,KSPG Automotive,Pierburg,Rheinmetall Automotive
Nenhum Comentário

Nova Odessa,  15 de agosto de 2017.

 

Lubrificação das peças do motor

 

Dicas de montagem de bomba de óleo Pierburg e BF, marcas do mesmo grupo KS

Procedimento deve ser realizado em engrenagens e eixos, com o óleo recomendado pelo fabricante do motor.

KS.161_

Como forma de garantir a correta instalação a bomba de óleo, a Motorservice, divisão responsável por comercializar no mercado de reposição os produtos Kolbenschmidt (KS), Pierburg e BF, que possui amplo portfólio de componentes motor, destaca algumas dicas importantes para o serviço de manutenção.

 

Responsável pela lubrificação forçada do motor, a bomba de óleo é parte fundamental no funcionamento do veículo. O sistema de lubrificação tem como função limpar, refrigerar e reduzir o atrito gerado pelos componentes do motor, sistema que garante a preservação da vida útil das peças. Danos irreparáveis podem ocorrer se houver problemas com a bomba de óleo e dificuldades na lubrificação do motor. Por isso, sempre que realizar a troca da bomba de óleo, é preciso ter especial atenção para realizar a manutenção adequadamente.

 

Antes de fazer a intalação, a Pierburg e BF recomendam:         

  • Fazer a lubrificação de todas peças móveis: engrenagens e eixos, com o óleo recomendado pelo fabricante do veículo.
  • Drenar completamente o óleo existente no cárter, observando se há impurezas, para só depois fazer a remoção da bomba de óleo, inspecionando visualmente quanto a batidas, trincas ou desgastes excessivos que possam ter sido originados devido a problemas de outros componentes do sistema de lubrificação.
  • Lavar todos os componentes do motor que serão reutilizados, removendo resíduos e impurezas.
  • A bomba não deve ser trocada sem a substituição do filtro de óleo e quando o sistema de pressão estiver sujo, além da limpeza é preciso observar o estado do conjunto de válvula de alívio e, se necessário, efetuar a troca.
  • Componentes de acionamento da bomba não podem estar danificados. Juntas e anéis de vedação usados devem ser trocados por novos. Adesivos somente se recomendado pelo fabricante do motor, pois os líquidos podem causar danos na bomba.

 

Durante a instalação, fique atento as seguintes indicações da Pierburg e BF:

  • O torque utilizado no aperto dos parafusos da bomba sempre deve ser o especificado pelo fabricante.
  • Para prevenir danos que possam ser causados por pressão de óleo insuficiente na primeira partida é recomendado lubrificar a bomba, filtro de óleo, balancins, tuchos e comando com o mesmo óleo que será utilizado no motor.
  • Durante a instalação, certifique-se que a bomba esteja bem encaixada. Caso tenha dificuldades na instalação, não force a bomba, pois poderá ocasionar problemas em seu funcionamento.

 

Cuidados após a instalação:

  • O motor deve ser alimentado com óleo lubrificante até o nível especificado pelo fabricante. Ao funcionar o motor, evitando a aceleração brusca, o sistema será pressurizado, caso isso não ocorra, deverá ser desligado imediatamente para a verificação da causa da falha.

 

Mais informações:

Talita C. Peres – Gerente de Marketing – talita.peres@br.rheinmetall.com –  (19) 3484-1312

Jornalista responsável: Majô Gonçalves – MTB 24.475 – Verso Assessoria – versocomunicacao@uol.com.br – (11) 4102-2000

 

Fotos da Notícia - (Clique para ampliar e fazer Download das fotos)
Clippings para esta notícia

Clientes